Itaiópolis realiza VI Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 05/08/2013 - 10h14

“Gestão e financiamento para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. Esse foi o tema central da VI Conferência Municipal de Assistência Social, em Itaiópolis. O evento aconteceu na última quarta-feira, 31 de julho, no auditório da escola de educação básica “Virgilio Várzea”.

A Conferência teve inicio às 13h, com a recepção e credenciamento dos conferencistas. Participaram do evento autoridades municipais, dentre elas, dois vereadores, a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social e algumas autoridades do município de Mafra, além de usuários do sistema de assistência social do município. O prefeito de Itaiópolis não participou do evento e não enviou represente.

A abertura da VI Conferência contou com apresentação cultural do grupo de instrumentos de cordas da Casa da Cultura. Em seguida, houve discursos das autoridades e a palestra com o tema “gestão e financiamento para a efetivação do SUAS”, ministrada pela assistente social Áurea Davet.

A palestrante apresentou um vídeo, com os principais fatos históricos que resgatam a assistência social no país, desde o inicio da industrialização no Brasil. Entretanto, os direitos e as políticas na área da assistência social somente foram assegurados de verdade com o advento da Constituição da República Federativa do Brasil, em 1988.

Desde, então, segundo Áurea, iniciou-se uma política na área, visando à proteção das pessoas e a garantia de sua sobrevivência, pois até então o serviço se resumia a benevolência e a filantropia. A palestrante também citou a lei federal que estruturou a assistência social e mostrou a todos os principais benefícios, que os usuários podem utilizar.

Também na conferência, houve sorteio de vários brindes aos participantes. Por volta das 15h, o grupo foi agraciado com um saboroso lanche da tarde. Ao retornar ao trabalho, os participantes foram divididos em seis eixos de trabalho, com temas de grande relevância para a conferência.

Quem coordenou os eixos de trabalho foram às funcionárias da Prefeitura de Itaiópolis, que atuam na assistência social e demonstraram no evento grande comprometimento e dedicação a causa. Sendo assim, registram-se os agradecimentos às servidoras, Marina Martinischen, Alci Terezinha Leite, Franciele Guelbcke, Sandra Carla Brandt, Silvia Mirek Kociolek, Andrieli Worm, Daniele Max e Marisete Muller.

A VI Conferência Municipal de Assistência Social se encerrou por volta das 17h, com plenária para a deliberação dos grupos e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Itaiopolense

    Ótimo Trabalho este que foi realizado em Itaiópolis e em outros municipios, incentivando a participação dos municípes e também um espaço de discução de melhorias para a cidade.Sabemos que nestes espaços que deveriam participar os governantes não se tem o devido apoio e nem o devido entendimento. Mas também sabemos que alguns vereadores, Trabalhadores da Assistência Social e outras áreas como educação, agricultura , saúde, cultura, estavam presentes e realmente preocupados com a situação de Itaiópolis, o qual vem enfrentando dificuldades financeiras e falta de apoio por parte do gestor Municipal Gervásio Uhlmann o qual não tem presenciado os eventos do Município e também não tem buscado entender sobre as dificuldades de cada Política , somente obras é o que tem tido atenção do Prefeito, deixando de atender a população que procura o mesmo, esperando nos corredores escuros e vazios e com Justificativas de que não está ou que está em reunião.
    Acredito que não seja somente indignação de uma pessoa que procura a prefeitura e sim de muitos que reclamam nas repartições, inclusive funcionários os quais são desrespeitados e são recebidos com ar de deboche pelo Prefeito, o qual não assina nada e também não se dá ao trabalho de ler os oficios e documentos recebidos em sua mesa ou em mãos alegando que não “têm tempo de ler”, e que temos que nos abraçar e trabalhar juntos. Agora eu pergunto: >Abraçar-mos e trabalhar-mos juntos é desmerecer o trabalho das pessoas que estão segurando a Prefeitura para que não perca os recursos Federais que ainda são destinados ao municipio? Recursos estes que estão sendo lutados para conseguir em gestões anteriores e que o gestor simplesmente não sabe definir se precisa ou não ou que simplesmente não quer assumir o que foi assinado por outros Prefeitos, então é mais fácil desaparecer do gabinete fugindo de assinar documentos que possuem prazos para entregar ou atender as pessoas?
    Então a situação é preocupante e muitas vezes de revolta , pois esperávamos que a dita Renovação Politica que o canditato a prefeito colocou antes de ser eleito fosse mudar realmente , mas o que se vê é um atraso, é retroagir nas politicas públicas, é descaso com o cidadão que fica plantado o dia todo esperando que alguém lhe dê uma informação que o ajude ou simplesmente encaminhe para onde resolvam seu problema ou que diga um “NÃO” agradável, educado. Em uma de suas metas no seu plano de governo, mas certo dizendo meta nº17 a qual diz” Valorizar os funcionários de Carreira, organizando um plano que proporcione motivação e dedicação para o trabalho”. Que motivação o funcionário público contratado ou efetivo tem, em ver seu gestor desinteressado , que não dá o minimo de atenção ou ouvidos aquele que o procura na Prefeitura, que mesmo trabalhando dentro da Prefeitura precise marcar horário como o próprio “patrão”? Outra meta nº13º Incentivar a implantação de cursos profissionalizantes, em convênio com SESC E SENAI”? Sendo que o mesmo nem na abertura dos cursos o prefeito esteve presente, não apareceu para uma simples visita aos alunos e nem ao final visitou -os para dizer que a meta dele esta sendo cumprida sem esforço algum?
    Então aproveitamos este espaço, que foi a saída que encontramos para dizer que uma pessoa sozinha não “TOCA” a prefeitura como uma empresa, e sim uma equipe unida, juntamente com o gestor que deve estar na Prefeitura para atender a população e encaminhar para os orgãos competentes as questões relacionadas aos orgão públicos. Digo que não é fácil , mas não é impossível ser educado e mostrar-se, pois quem não é visto não é lembrado” . Por isso governantes participem dos espaços de discuções, para entenderem a politica antes de fazerem comentários maldosos ou simplesmente acabar com os serviços prestados. Um grande Abraço.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.