Mafra 94 anos – História por Marina Medeiros

Publicado por Gazeta de Riomafra - 08/09/2011 - 00h02

Pequena retrospectiva. Deixemos nos levar pelo sentimento e lembranças do passado como um tempero a um futuro de grandes realizações do nosso querido município de Mafra.

Voltando alguns anos no tempo veremos José Severiano Maia como um dos políticos mais atuantes e queridos do Município. Foi um, dos que participou da primeira reunião política logo após o desmembramento das cidades, assim como o professor Wenceslau Muniz foi quem redigiu a primeira Ata. Com o passar do tempo o município foi cada vez mais se desenvolvendo e o comércio crescendo. Uma das primeiras casas de comercio em Mafra foi a Casa Minerva, de propriedade de Gabriel Dequech, comercializando louças importadas, artigos de material de construção entre outros mais, também a loja de tecidos do Miguel Saliba, e surgiu a Padaria Hermínia, nas imediações da Praça Hercílio Luz, de propriedade de Antônio Rebelato, que também era dono de um comercio de gêneros alimentícios, o Posto dos irmãos Bartnick, no alto de Mafra a J. Procopiak & Irmãos, o Hotel Bornemann e o Excelsios, a Casa São Paulo, do comerciante Nechemjasz Zinger. Ingracio José Correia se destacava.

A principal economia nessa época era a extração de madeira e a erva-mate, com importação inclusive para fora do Brasil. A navegação era um dos meios de transporte utilizado. Os bairros cada vez mais prosperavam, como a Vila Ivete, cujas terras em sua maioria pertencia a Ingrácio José Correia. Vila que recebeu o nome de sua primeira filha falecida ainda em criança. Um dos primeiros moradores foi Alcides Arbigaus e o Manoel Pires. Bairro que proliferou na década de 50, também o Bairro da Restinga, Vila Nova, Portão, Jardim América, Vila Argentina, Filomena, entre outros.

Em 1935, o conceituado e estimado prefeito Aires Rauen, passava a chave da Prefeitura ao capitão Pedro Kuss.

Na década de 30 Crisógno Maia, que residia onde atualmente reside Gabriel Dequech, era dono de muitas terras em Mafra, que incluía terras no Bairro jardim América. Crisógno era casado com Elzira Bley Maia, que foi quem doou o terreno em que foi construído o Hospital São Vicente de Paulo.

Muitos foram os colaboradores em prol do Hospital São Vicente de Paulo, entre estes cito Pedro Juraquevicz, Evaldo Hau, Eugenio Fritsch, João Langoski, Pedro Grossel, Chichorro Netto, entre tantos outros pioneiros do Hospital referência.
O Advogado e jornalista Chichorro Netto era uma das pessoas mais populares da cidade e homem da imprensa, atuando no Jornal O Trabalho, inclusive colaborava com jornais de Sta. Catarina e do Paraná. A Imprensa contava com o jornalista Abelardo Luiz de Oliveira que gerenciava o Jornal “O Trabalho” entre outros mais que vieram depois.

No ano de 1947, o Atlético Operário sagrava-se campeão da Liga Mafrense de Desportos. O Peri Ferroviário possuía uma grande torcida.

Em 1948, a Prefeitura dava continuidade à pavimentação da Rua Felipe Schmidt e da Praça Hercílio Luz, Euripio Rauen, Frederico Heyse, Dr. Raul Ervino Bley, eram uns dos que faziam parte da Câmara de Vereadores. Protogenes Viera representava os mafrense no Congresso de Santa Catarina, deputado estadual, Amilcar Laurindo Ribas exercia o cargo de juiz de Direito.

Doutor Mathias Piechnick, chegou ao município e 1897, quando Mafra ainda não havia sido desmembrada de Rio Negro, fixando residência a Rua Felipe Schmidt, onde atualmente funciona a casa da Cultura. Mafra pertence a micro região do Planalto Norte catarinense, cujo perímetro rural é de 1. 318,32 Km2, representando 93,34% da área total, que é de 1.406,3 Km2, sendo perímetro urbano 88km2. Dessa maneira Mafra foi se desenvolvendo e no dia 08 de setembro de 2011, comemora os seus 94 anos de emancipação.

Seguir em frente é preciso, visando sempre o desenvolvimento do município e o bem estar dos munícipes. Cidade de um povo hospitaleiro, de gente trabalhadeira que, a exemplo dos antepassados visam o progresso, a ordem e a paz.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.