Mafra poderá ter o primeiro museu de apicultura e mel do Brasil

Publicado por Gazeta de Riomafra - 15/12/2014 - 10h11

Na próxima terça-feira 16, o COMPPAM (Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico de Mafra), realizará importante audiência pública referente ao tombamento da edificação centenária, pertencente à família Sommer, situada próximo ao trevo da Maxicar.

A casa abrigará que tem aproximadamente cem anos, será o primeiro museu de apicultura e mel do Brasil. A audiência pública será às 9hs no auditório público municipal anexo a biblioteca municipal de Mafra. É importante a participação da comunidade na audiência, pois haverá a votação popular para a aprovação do tombamento que é a última etapa do processo.

O Valor do projeto está orçado em torno de R$ 400 mil, a fundo perdido, onde o projeto já está pronto.

APICULTURA EM MAFRA

A cidade de Mafra é considerada uma das mais importantes cidades Apícolas do Estado, em 1922 fundou sua primeira Associação de Apicultores.

Através da Associação a cidade de Mafra participou da exposição no Rio de Janeiro em 1922, ganhando medalha de ouro em apicultura;

Foi parceira na fundação da FAASC e teve membros na diretoria em todas as gestões inclusive Presidente.

Possui o maior acervo fotográfico, documental e de equipamentos da apicultura Brasileira.

Teve o mafrense dr. Paulo Gustavo Sommer por oito mandatos como presidentes da Confederação de Apicultores do Brasil.

A família Sommer também é proprietária de uma casa Centenária que está localizada no Trevo da Maxicar, e está no ultimo estágio do Tombamento pelo COMPPAM (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mafra) como Patrimônio Histórico e Arquitetônico.

Possui atualmente um museu Itinerante que em breve estará sendo instalado na Casa Centenária da família Sommer, como o primeiro Museu de Apicultura e Mel do Brasil.

A concretização do referido Museu será muito importante para a Família Sommer bem como para Mafra e todo o estado de Santa Catarina.

APICULTURA NO MUNDO

Com o inicio da imigração Alemã no Brasil, vários imigrantes que já eram apicultores trazem as primeiras abelhas Apis para o Brasil, sendo um dos mais renomados Frederico Augusto Hannemann, que trás duas colmeias e se torna um dos maiores apicultores do Brasil, além de colaborador do jornal alemão Bienenzeitung até 1881, também foi o inventor da tela excluído, equipamento até hoje utilizado na apicultura.

Em 1895, chega Emilio Schenck considerado o pai da apicultura brasileira, escreveu livros e artigos de jornais sobre apicultura.

Organizou varias exposições nacionais, inclusive a do Centenário da Independência do Brasil, foi professor de apicultura do ministério da agricultura (1990 a 1940) e fundou a primeira associação de apicultores do Brasil.

Considerado um dos maiores geneticistas brasileiros e o maior especialista em genética de abelhas do mundo pela revista Ciência Hoje, o professor Warwick Estevam Kerr, em 1956, em busca do melhoramento genético das abelhas europeias no Brasil, que naquela época se encontravam com sérios problemas sanitários a pedido do governo brasileiro importa abelhas da Ãfrica e hoje o Brasil graças a esta atitude possui a melhor abelha do mundo.

Em 1960 o professor Helmuth Wiese, funda em Florianópolis o Instituto de Apicultura de Santa Catarina, hoje A Cidade das Abelhas onde a Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina – FAASC tem sua sede.

Santa Catarina é o estado mais importante no Brasil em referencia a Apicultura, conquistou vários prêmios mundiais, sendo eles; dois primeiros lugares de melhor mel do mundo (1979- Atenas e 2013-Kiev), melhor cera (2013- Kiev), melhor fumigado (1979- Atenas) e melhor equipamento de inseminação artificial (1979- Atenas).

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Everton

    Mafra tem toda essa história com a apicultura, e criaram a “festa do peixe”, mais tarde, modificado para Festa do produtor (mais justificavel). Mas será que ninguem teve a ideia de aproveitar essa historia da apicultura, do mel premiado? Uma pena. Que bom que agora estão com essa iniciativa do museu da apicultura. Uma pena também, que o acesso talvez fique meio difícil devido as mudanças no trevo. Parabéns a quem teve a iniciativa!!

  2. Vigando Ziehlsdorff

    Parabéns à iniciativa do município de Mafra e sua Administração. Elogiável o trabalho dos Apicultores de Riomafra e região. Em especial pelo dedicação ao trabalho com as abelhas que são as servas do Criador para o desenvolvimento e crescimento das belas e gostosas frutas que podemos saborear.

    Desejamos sucesso neste trabalho e vamos visitar o Museu de Apicultura.
    Saudações,
    Vigando e Carmem Ziehlsdorff

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.