Prefeitos da região deliberam sobre recursos para recuperar estragos da enchente

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/06/2014 - 13h40

Na manhã desta segunda-feira (16) os prefeitos dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, se reuniram em assembleia extraordinária, na sede da entidade, em Mafra, para discutir ações conjuntas para recuperar os estragos causados pela enchente.

Um dos prefeitos observou que poderia ser tomada uma decisão para ações em conjunto para buscar algum recurso, visto que todos têm percebido que em conjunto as coisas têm mais facilidade de acontecer.

A maior preocupação é com a situação em que se encontram as estradas, pontes e até mesmo prédios públicos, como escolas. Muito dinheiro deverá ser empenhado na reconstrução das cidades que foram castigadas pela enchente, uma das maiores que já atingiram a região. São milhares de desalojados, casas destruídas, pontes caídas. No interior algumas regiões ainda nem estão sendo contabilizadas nos danos, pois estão isoladas.

A partir de agora cada município deve fazer seu plano de trabalho detalhado para que juntos possam buscar apoio do Ministério da Integração Nacional. Foi comentado também sobre o cartão da defesa civil, que cada município possui para repasse de verba. Entretanto esta verba só pode ser utilizada para reconstrução e restabelecimento, não para obras de prevenção ou outras inexistentes antes da enchente.

Na reunião também foram abordados o Consórcio Municipal, que, se aprovado, deve contribuir para o recebimento de verbas governamentais; Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS); aulas; desabrigados. A Logos Assessoria também apresentou uma complementação à proposição feita pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional para o desenvolvimento da região. Entre as proposições estão estímulo ao desenvolvimento à bacia leiteira, Consórcio, apoio para modernização das administrações municipais, implantação da rede ferroviária, UFFS, erva mate, BR 280, gás natural, ações para reduzir impacto das enchentes, entre outras.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.