Pronto Atendimento de Mafra: um problema a ser resolvido

Publicado por Gazeta de Riomafra - 22/07/2012 - 17h45

“A grande problemática é a falta de profissional médico”. Essa é a afirmativa do secretário Municipal de Saúde de Mafra, Cidemar Ratochinski, com relação a mais uma demonstração de indignação de pacientes que procuraram pelo Pronto Atendimento “Edmond Jorge José Saliba”, na última quinta-feira.

Conforme nossa reportagem apurou, na data citada o vereador Clecio Witt recebeu uma série de ligações reclamando da demora para o atendimento médico, inclusive com pessoas ficando à espera por até quatro horas.

Procuramos nos inteirar do assunto, e verificamos que o vereador telefonou para o secretário Municipal de Saúde, Cidemar Ratochinski, e ambos foram verificar “in loco” a situação do atendimento, quando se depararam com uma série de ocorrências emergenciais, com ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Samu – com inclusive duas pessoas sendo encaminhadas para a Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, do Hospital São Vicente de Paulo.

Na oportunidade, o secretário de Saúde chegou a prestar esclarecimentos aos pacientes que aguardavam atendimento, e em suas explicações, chegou a afirmar que há falta de médicos no Município, até porque os profissionais são melhor remunerados em vizinhos Municípios, como Itaiópolis, por exemplo.

Para nossa reportagem, Ratochinski disse que a falta de médico pediatra no plantão emergencial, não é um caso isolado de Mafra, mas sim do país inteiro. “A especialidade em pediatria está se tornando extinção em todo o país”, diz o entrevistado.

Ainda segundo o secretário, no dia citado, houve uma série de emergências que foram atendidas no Pronto Atendimento, inclusive com duas pessoas sendo encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paulo, além da falta de um dos três médicos contratados para atendimento durante o dia (outros dois são contratados para atuar no período noturno). “A demanda foi muito grande e temos problemas com a falta de profissionais médicos. Mafra está trabalhando no sistema curativo, e não na prevenção/promoção de Saúde, e é isso que vamos tentar mudar”, garantiu Cidemar.

O próprio secretário admite que a falta de médicos, inclusive nos Postos de Saúde (ESF), vem acarretando maior procura pelo Pronto Atendimento e pelo SUS no centro da cidade, o que acarreta esses acúmulos de pacientes em busca de atendimento.

Ratochinski diz que a Secretaria de Saúde de Mafra está dobrando a carga horária dos médicos efetivos, para que estes possam atender também junto aos Postos de Saúde. “Estamos descentralizando, ainda nesse mês, o serviço de médicos efetivos que atuam junto ao SUS, de forma que os mesmos possam atuar também nos ESF’s, de forma que a população possa ser atendida em seu próprio bairro”.

Lembra ainda o secretário, que o Pronto Atendimento é o acesso para todos os atendimentos emergenciais, e a “porta de entrada” para os internamentos junto ao Hospital São Vicente de Paulo. “Precisamos de mais profissionais, e da compreensão da população, porque todos os esforços para um bom atendimento estão sendo envidados”, finalizou o secretário de Saúde.

Embora tenha autorizado o aumento no salário dos médicos que atuam junto à Municipalidade, o prefeito Municipal disse à nossa reportagem que nada mais pode fazer. “Estamos procurando novos profissionais para atuarem em Mafra e pelo menos dois já demonstraram interesse”, destacou, afirmando que não possui condições financeiras de aumentar ainda mais o subsídio dos médicos. Cita, igualmente, que o Pronto Atendimento em Mafra atende pacientes de todo o Planalto Norte e inclusive do Paraná, não obtendo auxílio de nenhum Município e nem mesmo da Auto Pista Planalto Sul, concessionária da BR que corta a cidade.

O vereador Clecio Witt igualmente foi procurado pela Gazeta, e salientou que se não houver melhora no atendimento na Saúde em Mafra, irá procurar o Ministério Público para que este tome as medidas cabíveis. Destacou a atenção do secretário Municipal de Saúde, que com ele se dirigiu até o Pronto Atendimento e, inclusive, prestou esclarecimentos aos pacientes que aguardavam por uma consulta emergencial. No entanto, discorda do prefeito quando este diz que não pode aumentar o salário dos médicos. Para Clecio, “basta cortar a gratificação dos funcionários comissionados e enxugar a Máquina, para que o Executivo possa ter condições de aplicar mais na área da Saúde”.

“Há falta de médicos disponíveis para atuar, mas estamos envidando esforços para a contratação de novos profissionais”.
Cidemar Ratochinski – secretário Municipal de Saúde em Mafra

- Publicidade -
14 comentários publicados
  1. marcos antonio woyjicki

    SIMPLES….todos que trabalham lá são pagos,então estão lá para efetuarem suas funções com responsabilidade e competência.Se não querem fazer,então que hajam novas contratações e deixe que eu mesmo mando essa tropa de vagabundo pra casa.SIMPLES.

  2. pedro

    medicos e enfermeiras bem pagos ou nao? nao importa! quem opta por trabalhar nessa area tem acima de tudo a responsabilidade de zelar pela saude e pela vida de todos, quem nao estiver satisfeito com o retorno financeiro que procure outro emprego, va ser politico, que ganha dinheiro de montao sem fazer nada.
    Das enfermeiras que trabalham la eu nao tenho do que reclamar, sempre fui bem atendido por elas, mas os medicos, tem alguns bons, mas a maioria sao uns mala, nem examinam a gente, só mandam da uma injeçao…
    Mas a responsabilidade maior é mesmo dos governantes, ta pra nascer um politico que preste,

  3. Será?

    Porque não voltar a carga horária normal dos médicos, pois como se sabe em 2007 foi reduzida em 50%, e ainda houve aumento de salário, ou seja, eles eram concursados para 20 horas semanais, e ai com o novo plano de cargos foi reduzida para 10 horas semanais. Agora aí está, o vereador enchendo o saco, pois neste período ele era secretário municipal e não fez nada, agora quer culpar os outros. Muda Mafra.

  4. Torcendo por mudanças

    Puxa, que bonito hein, não é a primeira vez que este vereador se aproveita de uma situação que vem se arrastando a anos para tentar aparecer e que coincidência, justamente no período eleitoral….

    A questão da falta de médicos é um problema estrutural da Administração Pública. Os vestibulares de medicina continuam os mais concorridos porque as faculdades federais estão longe de oferecer a formação médica necessária para suprir a demanda, principalmente no SUS de cidades pequenas, que têm grande dificuldade para atrair estes profissionais, e mesmo que consigam atraí-los, é difícil para mantê-los frente a iniciativa privada…
    Por enquanto, o que deve ser feito é tentar melhorar o atendimento no que for possível, tentando deixá-lo mais humanizado e fiscalizar se a jornada dos médicos está sendo cumprida de acordo com suas obrigações.

  5. Júlia

    A falta de médicos não é somente culpa do prefeito,acho que o senhor vereador ao invés de ir no promotor deveria entra em contato com cursos de medicina e ver se alguém quer vir trabalhar em Mafra,claro que o salário não é tão bom considerando os municípios ao redor,e deveria melhorar não é apenas por isso q não temos médico.Outra coisa,acho que o secretário está fazendo um bom trabalho,porém poderia providenciar uma reunião ou curso com os funcionários do PA,pois se é pra atender com má vontade e falta de educação dê lugar a outros,além da falta de ética de alguns profissionais que falam para os pacientes que os diagnósticos dos médicos do posto está errado…coitada da família que fica sem saber em quem acreditar.E além disso o povo,que ainda não entendeu que o PRONTO ATENDIMENTO não é pra atender dor de barriga de uma semana…

  6. Jan

    Infelismente precisei ir até PS desse hospital um dia. Nunca vi coisa igual. Triste realidade. Só quem precisa do sistemas SUS é que sente na pele as consequencias. Não tenho plano de saude e nem dinheiro para consulta particular, porém pago meus impostos em dia e saúde é para todos aqueles que necessitam.

  7. Felipe

    O que tenho a dizer que todas as vezes q necessitei, houve uma demora aceitável, mas sempre bem atendido pelos médicos, o que faltou foi somente uma certa educação das atendentes no balcão, mas o atendimento em si foi bom.

  8. E agora José?

    Porque tem politico que gosta de aparecer perto da eleição. Se esse cidadão que está reclamando é porque teve um parente que esteve no PA e ficou esperando e ligou para ele reclamando, mas se esquece que haviam pessoas acidentadas sendo atendidas, pois a lei da vida é salvar primeiro quem está em estado mais grave, isto é universal. Porque o tal bem feitor não cobra ajuda do poder executivo estadual também, que aliás é da mesma agremiação. Ai ficam criticando o vereador que devolveu os 700 mil para a prefeitura, imaginem se não fosse devolvido. Concordo que a saúde está um caos, como se verifica nos demais comentários. O Sr. Cidemar, que aliás nem conheço está fazendo o que pode, pois pegou um rabo de foguete e na época que esteve frente a maternidade fez um ótimo trabalho. Ai aparecem demagogos(políticos) criticando, mas o que fizeram pela saúde enquanto tinham o poder nas mãos? Nada, apenas reclamam e tentam jogar a culpa nos outros, pois já se passaram três anos e meio dos quais 90% deste ficaram brigando pelo poder, olhando para o próprio umbigo e atrapalhando o desenvolvimento de Mafra. Acordem Mafrenses, o poder de mudanças está em suas mãos, temos que fazer a diferença.

  9. MARRy

    Como eu sempre falo, só haverá mudança quando o povo mudar, suas atitudes, tem que reclamar sim, tem que brigar sim, tem que processar sim! é um direito do cidadão ser atendido com a máxima urgência possível. Por isso se chama “P.A.”
    Dizer que o P.A. ta sobrecarregado por falta de médicos no Posto de Saúde!
    Posto de Saúde são para consultas periódicas. E não para Emergência/Urgência.
    E que isso sirva de ALERTA PARA TODOS

    “CUIDADO QUANDO VOCÊ FOR CONSULTAR NOS POSTOS DE SAÚDE E OS MÉDICOS DIZEM QUE NÃO É NADA GRAVE”

    Verifiquem, vão em outro medico para tirar a duvida, pois estamos vivendo isso na nossa família, da medica dizer que nossa familiar estava com um problema no estomago, e fizemos exames, e o HEMOGRAMA MOSTRAVA QUE ESTAVA TUDO ELEVADO, E DISSE QUE ERA PARA SE PREOCUPAR QUANDO ESTIVESSE APENAS BAIXO.
    Levemos em outro medico conclusão. Muitos exames com EMERGÊNCIA, pois pela negligencia da MEDICA ELA ESTA COM “””CÂNCER””” e o medico foi claro, já faz tempo que ela esta com NEOPLASIA MALIGNA, como não foi visto antes pela medica!

    ACHO QUE NÃO PRECISO DIZER MAIS NADA NÉ!

    Aos Políticos e Profissionais da Saúde, tenham mais respeito as pessoas, pois um dia podem ser vocês a espera de ajuda!

  10. dico

    Que isso querido prefeito, não precisamos de saúde e sim de obras elefante branco como a do portal, e outras tantas, os cargos comissionados são de maior urgência uma vez que não é para sempre, tenho vergonha de dizer que sou Mafrense!!!

    • mafrense

      Pois olha gente, tem gente que por qualquer dor de barriga, corre para o PA, gente pronto atendimento é para emergencias…se as pessoas que estão esperando para serem atendidas, fiquem cientes que lá dentro tem um paciente mais grave que vc, outro dia precisei levar minha filha que se machucou e precisa fazer pontos…o atendimento foi na hora, todos os profissionais ali fazendo os procedimentos necessarios, nao podemos ficar falando mal do Pronto atendimento…de graças á Deus que temos.

      • Dico

        Olha Mafrense, se sua filha foi atendida prota e rapidamente como o Sr relatou, deve mesmo dar graças a Deus, que isso aconteceu, uma em 1 milhão, uma loteria, mas não é bem assim, levei um parente muito próximo meu, há algum tempo atrás, com problemas de falta de ar, por decisão do corpo clínico, ela não necessitava de internação, sendo que não conseguia sequer andar, um ( ótimo ) plantonista que vem da cidade de Curitiba, decidiu isso, disse que poderia ser tratado em casa, três horas depois foi internada de emergência em um hospital de cidade vizinha, em estado grave, com sintomas de avc, e mais tarde acabou falecendo, se você está contente com a saúde da nossa cidade deve ser porque tem muitos ( amigos ) na alta sociedade Mafrense, ou trocando por miúdos, tem parente político ou coisa parecida, deveria sentir vergonha de se referir como ” Mafrense “!!!!

      • Alan

        Olha, vc me desculpe discordar de forma tão veemente, Mafrense, mas não há como concordar com o que você diz. Temos de reclamar, sim! Temos de reivindicar melhores serviços, sim! Cidadania não é voto, é um ato constante de participação social, de luta para melhorar a condição do cidadão no mundo, oras. Temos de parar e, urgentemente, com essa política “do pobre mendigo”, onde recebemos refugos de um serviço público e achamos que está tudo ótimo. É preciso entender que as pessoas que estão lá atendendo não prestam um favor, mas um serviço e são pagas para isso com dinheiro público. Meu pai, diabético e já falecido, teve o azar de chegar ao PA, mal, e ser recebido com o seguinte conselho “médico”: “-Ah, é só tomar um Gatorade e fazer exercícios”! Enquanto o cidadão não for tratado com respeito na Saúde eu protestarei, sim, contra o que aí se apresenta.

      • Raquel

        Olha Dico não é só o problema do Prefeito e suas “cagadas” que fez aqui na cidade como todos falam…Mas referente a saude se diz respeito,aos medicos e enfermeiras sem respeito e educação presentes la,pois há varias vezes que estive presente la que levei alguns funcionarios que passaram mal,que se machucaram realmente no trabalho e até pessoas que ja estavam la e não era somente uma” dor de barriga”foram mal atendidos,enfermeiras muuito mal humoradas,faziam curativos com extremo mal humor,mal feito que os coitados ja estavam com dor faziam com tanta grossura,que nem lixo ….e o medico que nem olha para o paciente….não é bem assim é o que temos…se estão la é para atender descentemente…e não de mal humor…e repito isso não cabe a Prefeito,Presidente,Papa sei la o que….mas sim com etica ao juramento que fez a Hipocrates…e as enfermeiras atenderem com dignidade ao outros…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.