Rio Negro sedia 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social realizada pela Amsulep

Publicado por Gazeta de Riomafra - 31/10/2011 - 11h05

Estiveram presentes no evento, em torno de 300 pessoas, representantes da sociedade civil, poder público, e conselho de políticas públicas dos seguintes municípios: Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, e Tijucas do Sul.

Na última quarta-feira, dia 26, das 8h ás 17h, no Clube Rionegrense, foi realizada pela Amsulep (Associação dos Municípios do Suleste do Paraná) a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social.

Estiverem presentes na Conferência, o presidente da Consocial Paraná e secretário de Controle Interno do Estado do Paraná, Mauro Munhoz, a coordenadora executiva Estadual da 1ª Consocial Paraná, Célia Baptista (da Secretaria de Controle Interno do Estado do Paraná), Gerson Ferreira Filho da Comissão Organizadora da 1ª Consocial Paraná (assessor da Secretaria de Controle Interno do Estado do Paraná), o presidente da Amsulep, Valfrido Eduardo Prado (prefeito de Quitandinha), o vice-presidente da Amsulep Antônio Maciel Machado (prefeito de Mandirituba), o prefeito de Rio Negro, Alceu Ricardo Swarowski, demais prefeitos, os coordenadores executivos da 1ª Consocial Regional: Alcenice Marina Swarowski (secretária de Planejamento e Coordenação Geral do Município de Rio Negro), Ricardo Casagrande (contador da Amsulep), todos os secretários municipais de Rio Negro.

Esteve presente ainda o controlador Interno de Rio Negro, além da equipe de apoio de Rio Negro, com médico, técnicos de segurança do trabalho, e uma professora de Educação Física da Secretaria de Esportes, que proporcionou duas breves sessões de alongamentos, para descontração e bem estar físico dos participantes.

O secretário de Controle Interno do Estado do Paraná, e presidente da Consocial Paraná, Mauro Munhoz, foi o palestrante com o tema: “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão públicaâ€.

Os representantes da sociedade civil, dos conselhos de políticas públicas, e do poder público, dos municípios envolvidos foram divididos em quatro grupos por eixos temáticos:

– Eixo I – Promoção da transparência pública e acesso á informação e dados públicos, – – Eixo II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública,

– Eixo III – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle, – – Eixo IV diretrizes para a prevenção e o combate á corrupção.

Os facilitadores orientaram os participantes sobre os temas a serem discutidos, e após os debates, a comissão de sistematização das propostas, colocou à disposição dos participantes, quarenta propostas elaboradas pelos grupos, para que cada participante pudesse votar em dez propostas.

A equipe de apoio contabilizou os votos obtidos, e serão encaminhadas, vinte propostas, sendo obrigatoriamente enviada uma proposta mais votada por eixo, e as dezesseis propostas restantes mais votadas, independente do eixo.

Foram apresentados cinquenta e seis candidatos, que tiveram o tempo de dois minutos para sua apresentação.

Delegados eleitos

Foram eleitos oito delegados, que representarão a região, na 1ª Consocial Estadual, a ser realizada no período de 12 a 14 de março de 2012, em Curitiba, etapa preparatória à Conferência Nacional sobre Transparência Pública e Controle Social, que será realizada no período de 18 a 20 de maio de 2012 em Brasília.

Estiveram presentes no evento, em torno de 300 pessoas, representantes da sociedade civil, poder público, e conselho de políticas públicas dos seguintes municípios: Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, e Tijucas do Sul.

Os oito delegados eleitos pela AMSULEP são os seguintes:

– Cinco delegados da Sociedade Civil: 1º José Hélio Westarb (Rio Negro), 2º Leonarda França (Rio Negro), 3º Alexander de Paula (Mandirituba), 4º Cláudio Antonio Martins (Tijucas do Sul), 5º Rosa Angelina Peters Pires da Fonseca (Rio Negro).

Suplentes da Sociedade Civil: Beatriz Verônica Grossl Gonçalves (Rio Negro), Marcos Antônio Marques (Rio Negro), Osvaldo da Silva (Tijucas do Sul), Sônia Mara da Silva Wolf (Rio Negro), e Eliane M. Leinecker Kaminski (Piên).

– Dois delegados do Poder Público: 1º Evanilda Rankel de Oliveira (Rio Negro), 2º Landivo Geraldo de Oliveira (Rio Negro).

Suplentes do poder público: Daniel Donato (Quitandinha), Joel Taborda (Contenda), Rosilda Ribeiro de Souza (Fazenda Rio Grande), Rosmar de Souza (Mandirituba), Marília Seala Lourenço (Mandirituba), Simone Alzira Marques (Fazenda Rio Grande).

– Um delegado do Conselho de Políticas Públicas: Lucinéia da Rocha Drohomereschi (Fazenda Rio Grande).

Suplentes dos conselhos de políticas públicas: Jorge Mehl (Fazenda Rio Grande), Antônio Lech (Contenda), Arlete Rosa Drabeski Oliveira (Lapa) e Jacira Schafauser (Rio Negro).

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.