Você é a favor do comércio de Rio Negro funcionar aos domingos?

Publicado por Click Riomafra - 11/10/2013 - 16h32

Lei 053/2013 que permite o comércio a funcionar aos domingos foi aprovada na Câmara de Rio Negro. O objetivo da lei é beneficiar moradores e incentivar o crescimento de ICMS local. Qual a sua opinião?

 

Você é a favor do comércio de Rio Negro funcionar aos domingos?

Carregando ... Carregando ...

- Publicidade -
128 comentários publicados
  1. Rubiana

    Quero só ver quando uma das empresas logísticas vierem a Mafra…Tipo HAVAN… CASAS SOFIA….LOJAS AMERICANAS…vai gerar muito emprego sim!!!!! Mas lembrem-se VENDEDORES
    TERAO Q TRABALHAR NO SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS…aí sim quero ver kkkkkkkkkkkkk

  2. Junior

    Tanto faz. Aqui só vai atrapalhar os trabalhadores mesmo. O resto é balela.

  3. vera

    acho que seria muito bom o comercio abrir aos domingos.

  4. Junior Jankowski

    O comércio só vai aquecer aqui no dia que nascer um vulcão no centro. Isso tudo é história pra boi dormir.
    Povo está duro. Aquecimento do comércio ocorre com geração de empregos. E não será essas hipotéticas vagas geradas pela abertura aos domingos. Cidade só cresce se tiver indústria forte, agricultura forte. Emprego em loja é como o cara beber do próprio sangue.

    • Paulo César

      mas pra encher a cara de cerveja e cachaça todo mundo tem dinheiro

  5. Gilson

    Bom dia!

    No meu parecer, concordo que o comércio abra nos domingos, PORÉM, PENSO QUE NÃO SE DEVE ENVOLVER OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM EM HORÁRIO COMERCIAL, DE SEGUNDA A SEXTA, E SEJA OUTRAS PESSOAS.

  6. Paula

    Sabe de uma coisa pessoal tem vendedor de loja até dono de loja q vai p PARAGUAI compra e vende aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e o que pior tira mais de 200% encima do povo….agora eu sei porque não querem abrir aos sábados !!!! E eu não estou falando de lojas de ( 1,99 ).
    Pensem nisso!!!!!

  7. zico rosado

    As moscas adorarão frequentar o comércio no domingo kkkkk

  8. Os dois lados estão certos

    Estamos discutindo por nada. Passados cinco domingos e ninguém abriu, continua na mesma. Acho que aqueles que tem filhos e não pretendem trabalhar aos domingos devem ser respeitados. Mas também temos que respeitar aqueles que não tem filhos e precisam ganhar uma graninha extra para fazer frente às suas prestações. Esses querem e precisam poder trabalhar aos domingos.

  9. João Eugênio de Oliveira

    Meus caros
    Para mim rio Negro é um feudo do tempo de império.Mafra com todos os problemas cresce muito mais que aqui.
    Sou contra este projeto que é de autoria de quem não tem o que fazer.
    Um abç

  10. ana

    Ja não tem gente para trabalhar!!
    Sou contra!!!

  11. Riomafrense Com Orgulho

    Se eu fosse empregado do comércio, eu ia muito querer ter o domingo de folga pra curtir com meus filhos. Pergunto: dos vereadores que têm comércio em Rio Negro, quantos foram a favor da proposta? Por que será?

  12. Cátia

    Sim, se isso for gerar mais emprego para a população, criar turnos com novos funcionários. Mas conhecendo o processo, certamente vão fazer seus empregados a trabalhar de segunda a domingo e ter uma folga durante a semana, “Isso eu não concordo”…

  13. Apenas um ponto de vista

    Já passou a hora de os governantes de nossas cidades agir para fazer crescer os municípios, principalmente incentivando indústrias a se instalar aqui, o resto vai ser consequência, inclusive a possibilidade de o comércio funcionar aos domingos, pois acredito que assim teriamos mais dinheiro de fora sendo injetado nas cidades e pessoas com horários de folga diferenciado.

    • sábio

      Pois olha, enquanto tivermos Secretários de Desenvolvimento Econômico amiguinho de empresários locais que tem uma visão de cavalo e querem apenas manter a mão-de-obra barata, vai ser difícil atrairmos empresas :(

      • Iolanda

        Concordo plenamente com você Sábio!!!! O cara não faz nada !!!! E se fez? Oque seria? Alguém sabe?

  14. Respeito a opinião de todos

    Estamos discutindo por nada. Passados três domingos e ninguém abriu. Acho que aqueles que tem filhos e não pretendem trabalhar aos domingos devem ser respeitados. Mas também temos que respeitar aqueles que não tem filhos e precisam ganhar uma graninha extra para fazer frente às suas prestações. Esses querem e precisam poder trabalhar aos domingos.

  15. trabalhadora

    KKKKKKKKKKKK… Chega a ser engraçado querer que o comérco abra no domingo… eh mto bla bla bla de economia aquecida e vagas de emprego e mais um monte de baboseiras… Eu to mais preocupada com qualidade de vida,adianta trabalhar mais para ganhar mais e não ter tempo de gastar??????? Se eh cultural ou não eh tanto faz, SOU CONTRA MESMO. As empresas ja fazem banco de horas e mais um monte de opções para que tenham que pagar menos possível de hora extra e agora querem que a gente trabalhe no domingo? Quem trabalha no comércio sabe como é desgastante pra gente e pra família que fica esperando por uma oportunidade de atenção para fazer um passeio… E não vai ter folga em dia de semana que compense o domingo…É revoltante,e com certeza não são os trabalhadores que vão enriquecer!!!!

  16. Analista

    Que balela essa papo de conviver com a família aos domingos.

    Isso não existe.

    Os filhos vêm pro centro da cidade beber e desfilar seus carros rebaixados com som alto e os pais ficam entediados em casa, o pai enchendo a cara e a mãe vendo faustão ou fofocando na internet,

    • Iolanda

      Falo bonito!!!!!

    • Sempre Lendo

      discordo de vc, tenho filhos e fico sim com eles no domingo, ao contrário do que vc diz. Afinal nem todos os filhos tem idade pra beber e sair sozinhos, ou as cças já nascem com 15 anos ou mais?
      Qto o comércio abrir aos domingos sou contra, pois eh muito bom ficar aos domingos com nossas pequenas cças em casa ou passeando. Imagine aquelas cças que ficam a semana inteira na escola, esperando chegar o DOMINGO para ficar com seus pais, nem que seja para ver Temperatura Máxima na Globo. Antes de pensar no comércio eh bom pensar na família tb, ela rege a sociedade em muitos fatores.

  17. Paulo

    O lojista inteligente sabe, que para abrir aos domingos ele vai arcar com hora extra e vários outras despesas, e isso vai leva-lo a ter prejuízos, uma cidade pequena como a nossa não comporta o comércio abrir aos domingos.

  18. Paulo

    Enquanto em países de primeiro mundo como a Inglaterra, o governo diminui o horário de trabalho para que o povo possa descansar viver mais com a família, e ao mesmo tempo criar mais postos de trabalho, países de governo socialista como o Brasil, querem escravizar o povo que já trabalha muito, aliás 5 meses de graça para o governo.

  19. Mirian Schlossmacher

    Venho da realidade de quem cresceu em uma cidade como Curitiba, grande foi meu entusiasmo ao poder sair de uma cidade onde o consumismo e a vida em shoppinge center durante a semana e finais de semana seriam a unica realidade que meus filhos poderiam viver (faço esta afirmação “unica” pois meus familiares com suas crianças a vivem nos dias de hoje). Pais e filhos estāo, mesmo em cidades pequenas, buscando cada vez mais trabalhar, nāo para necessidades basicas somente, mas para consumir em produtos descartaveis.Domingos ainda são a unica possibilidade de pais e filhos conviverem. E fico pensando se não temos o sufuciente em nossos armarios daquilo que compramos durante a semana. Será que o extra que se pretende ganhar nāo serå gasto em tratamnetos de saúde para um organismo exausto e sem descanso? Ou em acompanhamento profissional para famílias desestruturadas?
    Sinceramente sou contra e deixaria de ser cliente de tais comercios.

  20. Rionegrense com orgulho

    Sou a favor da lei que autoriza (não obriga) o comércio no domingo. Morando há 18 anos fora (em Curitiba e Porto Alegre), confesso que quando vi a enquete e votei pelo sim, acreditava que o sim seria quase uma unanimidade. Quando vi que 3 em cada 4 são contra, fiquei impressionado. Acho que é uma questão cultural. É muito bom manter esse ar de cidade pequena em que o domingo é dia de descansar e parar toda a rotina. Por outro lado, acho que não tem como fugir à lei do progresso… Não vejo como um “castigo” aos trabalhadores, mas, como uma oportunidade de aumentar a renda. Aos domingos, aqueles que trabalham, tem direito garantido de receber em dobro as horas trabalhadas, ou receber a folga em outro dia da semana. Comércio aos domingos é sim, uma forma de aquecer a economia da região. A renda extra do trabalhador volta ao próprio comércio e a grana circula. Nossas cidades têm potencial turístico, que podem ganhar com um comércio bem estruturado, inclusive aos domingos. Pode ter certeza, que não faltará mão de obra… Além disso, aumenta a arrecadação e, esta, em tese, é revertida em melhorias estruturais. Esse tabu Riomafrense, é uma realidade que se observa em grandes cidades da Europa (diferente da euforia consumidora dos EUA). Porém, a recente crise européia está trazendo mudanças…Um estudo realizado na Holanda mostrou que a liberalização dos horários do comércio no país, em 1997, elevou em 26 minutos o tempo de compras dos holandeses. Além disso, a flexibilidade tem efeitos positivos sobre o desemprego. Nos países onde a abertura das lojas é permitida nos domingos, houve um aumento de 2 a 12% das vagas. Na Alemanha, economia mais dinâmica e que está conseguindo “sobreviver” à crise, há cerca de 10 anos quase todo o comércio fechava não só no domingo, como a partir do sábado pelas 16 horas. Essa realidade já totalmente diferente.
    Com todo o exagero que se faz da comparação, acho que a abertura do comércio, como algo facultativo e não compulsório, só tende a trazer benefícios à sociedade. A questão é cultural e, sendo assim, leva tempo para mudar hábitos.

    • Paulo

      Nossa aldeia, turismo, fala sério.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.