Defesa Civil acompanha situação em municípios após ocorrência de temporais e granizo

Por Assessoria - 28/12/2021

A Defesa Civil de Santa Catarina segue acompanhando a situação em municípios de Santa Catarina após temporais ocorridos neste domingo, 26, segunda-feira, 27. Até as 20h30 desta segunda, a Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil havia oficializado danos significativos em quatro municípios: Mafra, Joinville, Jaraguá do Sul e Canoinhas. A DCSC ainda conta com equipes das coordenadorias regionais acompanhando a situação na região de Timbó e na Grande Florianópolis.

Em Mafra, atingida por forte temporal na noite de domingo, as equipes da Defesa Civil começaram a executar os trabalhos de apoio aos atingidos. O levantamento realizado até a tarde desta segunda-feira aponta que cerca de mil casas foram atingidas. Além disso, há registros de danos em plantações de milho, soja e fumo. A prefeitura local decretou situação de emergência.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de Mafra inicia entrega de telhas para famílias afetadas pela chuva de granizo

O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, destacou que a pasta tem dado todo o suporte aos municípios afetados. “Estamos oferecendo vários itens de assistência humanitária para o município e estamos de prontidão para que a situação na localidade possa voltar à sua normalidade o quanto antes”, disse.

Busarello ainda destacou que, devido ao calor intenso, a ocorrência de temporais com descargas elétricas e ocorrência de granizo torna-se comum nesta época do ano. “Justamente por isso, pedimos que todos acompanhem os avisos emitidos pela Defesa Civil em nossas redes sociais e por meio do SMS. Estamos de prontidão trabalhando no monitoramento contínuo, para trazer respostas rápidas aos municípios que eventualmente possam ser atingidos por eventos adversos”, completou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Calor e ciclone

A análise meteorológica da DCSC apontou, entre a tarde e noite de domingo, a aproximação de um Ciclone Extratropical em alto mar, na altura do litoral do Rio Grande do Sul, junto com o calor associado ao período do ano. Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo nas regiões do centro leste catarinense, principalmente, na Grande Florianópolis, Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte

Entre o fim da manhã e o fim da noite do domingo foram registrados acumulados significativos em curto período de tempo, com destaque para as regiões do Litoral Norte e Vale do Itajaí, onde foram registrados 58mm em São Francisco do Sul e 47mm em Pomerode em um intervalo de 12 horas.

A Defesa Civil de Mafra está iniciando a entrega de telhas de fibrocimento (popular Eternit) para famílias que tiveram suas residências danificadas pela forte e recente chuva de granizo.

As entregas serão feitas com o apoio do Exército. As famílias que precisam das telhas precisam realizar o cadastro na Defesa Civil de Mafra.

Telefone: (47) 3643-7742

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Endereço: R. Dr. José Boiteux, 41 – Centro, Mafra. O horário de expediente é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h.

Imagens: divulgação/redes sociais

O calor e a umidade, além da aproximação de um ciclone extratropical, mudaram o tempo em Santa Catarina no último domingo.

A chuva iniciou à tarde entre as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis, avançando entre o final do dia e início da noite até as regiões do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.

Os temporais causaram uma série de transtornos em diversas regiões. Em alguns bairros de Rio Negro-PR e Mafra, imagens registram fortes chuvas de granizo. Várias residências foram danificadas e ficaram sem energia elétrica, além de plantações e carros.

O prefeito de Mafra, Emerson Maas, fez uma transmissão nas redes sociais fazendo um apelo para que a população e lojas façam doação de lonas para ajudar as famílias que tiveram suas casas atingidas pela chuva de granizo. Estima-se que mais de 3 mil famílias foram afetadas.

O telefone de contato da Defesa Civil de Mafra é o 47 3643-7742.

De olho nos preços

A Prefeitura de Mafra orienta aos consumidores que peçam nota fiscal e denunciem casos de abuso no Procon, que reforça: “o aumento sem justa causa do preço de um produto pode ser considerado prática abusiva”. O Procon está de plantão e conta com a ajuda da população para identificar os casos.

Basta o consumidor ligar para o telefone (47) 9215-9979. O Procon de Mafra é um órgão vinculado à Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania.

Chuva de granizo em Riomafra. Bairro Restinga. As fotos são de Nicole Simões de Oliveira.
Chuva de granizo em Riomafra. Bairro Restinga. As fotos são de Nicole Simões de Oliveira.
Chuva de granizo em Riomafra. Bairro Restinga. As fotos são de Nicole Simões de Oliveira.
Foto: Bruna Perosa
Foto: Pedro Lucas Batista
Foto: Pedro Lucas Batista
Foto: Pedro Lucas Batista
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.