Escola Renascer apresenta O Projeto De Literatura La Young

Por Assessoria - 05/12/2019

Na última sexta-feira (29), foi apresentado à comunidade da Escola Municipal Renascer, em Itaiópolis, pelo seu nono ano, o Projeto de Literatura La Young, idealizado pelo Professor Mateus Bonez.

Sabemos que a leitura, de um modo geral, descortina novos conhecimentos e desenvolve capacidades como a formação de pensamento, do raciocínio e da argumentação, contribuindo para a realização de conclusões e ajudando cada um a se expressar melhor. Nesse sentido, ler é realizar um verdadeiro processo de arquitetura mental das ideias. Quem lê, aumenta o vocabulário, familiariza-se com regras gramaticais e aprende a utilizá-las. Além disso, a leitura serve como estímulo para a imaginação, a afetividade, a recriação do mundo e o crescimento pessoal do indivíduo.

O projeto de literatura La Young tem por finalidade estimular a leitura e a escrita no Ensino Fundamental, apresentando às discentes propostas de leitura e escrita feitas com prazer, incentivando a fruição do momento no qual ocorrem essas ações. O nome “La Young” surgiu em homenagem à escritora Fernanda Young, grande inspiração para o cenário literário no Brasil. O discente precisa fazer uma pesquisa prévia para a seleção do texto a ser apresentado, levando-o novas leituras. Há o momento da produção textual feita fora do horário da sala de aula, e o texto produzido será lido por seu autor.

O objetivo desse projeto sem dúvidas também é por finalidade estimular a leitura e a escrita no Ensino Fundamental, apresentando às discentes propostas de leitura e escrita feitas com prazer, incentivando a fruição do momento no qual ocorrem essas ações.  A leitura de textos literários estimula a imaginação, a organização de ideias na mente. Há incentivo da parte do docente para que o discente descubra o prazer de ler, visto que, “a literatura ocupa um lugar único em relação à linguagem, ou seja, cabe à literatura.

Foram trabalhados verso e prosa, poemas e dissertação-argumentativa. Com aulas interativas e produtivas, na sexta-feira (29) foi apresentado à comunidade da escola os trabalhos, os alunos apresentaram seus textos. Convidados leram textos dos alunos, também houve uma amostra para apresentar todos os caminhos trilhados pelo projeto. Foi recebida a presença do Prefeito da cidade, Sr. Reginaldo Fernandes e sua esposa, primeira-dama Lourdes Fernandes. Também a presença da Secretária de Educação Aráceli Mengarda. E a presença dos pais desses alunos tão especiais. Sem dúvidas uma noite que ficou pra memória de quem compareceu. Todo o esforço valeu a pena.

Leia um poema de um dos alunos:

RACISMO? De Kelli Sabrina Fernandes

Para procurar um trabalho
Acordo as seis da manhã
Mas por minha pele escura, não consegui ter sucesso
Falaram que eu não preenchia nenhum dos requisitos
Logo eu, que tenho três faculdades.

Esse é o meu país, Brasil do retrocesso
Eu queria ter mais voz
nesse mundo tão calado
todos tão ignorantes,
sem conhecimento.

Sem nunca ler um livro, ficam amordaçados
Voltamos pro passado
onde o preto era escravo!

Não volto pro navio negreiro,
nem para aquela senzala
pois meu grito vai ser ouvido
nem que seja na marra!

Meu povo está todo unido,
e vai jogar verdades na sua cara!

LA YOUNG

Colaborações de: Felipe Sinderski, Susane Belandrino, Dejaíne Teles, Helena Maria Franco Winiarski, Augusto Henrique Kruger, Diovane Pickcius Strobel, Suelen Drozczak, Elisangela Penkal, Terezinha Vaz, Ivete Lang Schurt, Gilciane Semmer, Alice Wojciechowski, Raquel Zanelatto, e Alunos do Nono Ano da E.M. Renascer.

Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Itaiópolis, Prefeito Reginaldo Fernandes. Primeira Dama Lourdes Fernandes. Secretária da Educação Aracéli Mengarda. Fatima Wielevski. Janaina Camargo. Alessandra Zanelatto. Carolina Mello. Tania Max. Daniel Max.
Aos pais que colaboraram.

Muito amor.
Meu obrigado.
Para minha Avó Lorentina.
Para minha Tia Mãe Elisabeth.

(Professor Mateus Bonez)
PROJETO DE LITERATURA LA YOUNG, 2019.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.