Afinal, Mafra possui um aeroporto?

Por Redação Click Riomafra - 16/07/2021

Nesta semana a notícia sobre o incêndio no “aeroporto†de Mafra causou espanto em muitas pessoas, admiração em outras e também gerou piadas nas redes sociais.

Afinal, a cidade de Mafra tem um aeroporto?

Ever Lisboa, pesquisador riomafrense (0016/PR), em seu site oficial publicou a seguinte informação:

Mafra tem um aeródromo na verdade, cujo nome é Aeroporto Hugo Werner e fica localizado na Rua José Stoebel, no bairro Faxinal. Recebeu este nome no ano de 2000. Antes disso era chamado de Campo de Aviação. Ele possui uma pista em grama medindo aproximadamente 920 x 99 metros de extensão para pousos e decolagens de pequenas aeronaves. O local encontra-se interditado desde 2003 pelo Departamento de Aviação Civil (ANAC), que é responsável pela fiscalização dos horários de voos, do grau de treinamento de tripulantes e da infraestrutura de aeroportos. Recentemente as autoridades locais tentaram reativar o local. Clique aqui e leia a reportagem.

Antes de surgir o “aeroporto” do bairro Faxinal, havia na localidade de São Lourenço, também em Mafra, a sede do Campo de Aviação, que foi construído na década de 30.

Em 1957, mais precisamente no dia 30 de março, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, visitou as cidades de Rio Negro e Mafra acompanhado do Ministro da Guerra, Marechal Henrique Duffes Teixeira Lott e demais membros da comitiva. Eles foram recepcionados pelo Comandante do Batalhão Mauá, Coronel Antônio Negreiros de Andrade Pinto e por autoridades locais no Campo de Aviação de São Lourenço, em Mafra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No meu livro Rio Negro 150 Anos há mais detalhes sobre isso. Vale a pena conferir! ;) Clique aqui para encomendar o seu exemplar.

VEJA TAMBÉM: Veja curiosidades e fotos históricas do “aeroporto†de Mafra

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.