Jogos de origens Africanas e Indígenas são resgatados nas aulas de Educação Física do CEMMA

Por Assessoria - 05/05/2022

Aulas de Educação Física diferentes foram realizadas no primeiro bimestre deste ano, com a apresentação e resgate dos jogos de Mancala, Shisima e Yoté. Eles foram trabalhados com cerca de 150 alunos do 4º ano, do Centro de Educação Municipal de Mafra (CEMMA), por meio do projeto “A contribuição de jogos e brincadeiras de matrizes africana e indígena para a identidade brasileira”.

O projeto teve por finalidade oportunizar a reflexão e experimentação de jogos de matriz africana e indígena, reconhecer a sua origem e a prática de cada jogo. Foi desenvolvido pelas professoras Jaqueline Schuppel, Giseli Fabiana Gruber e Sofia Miltos. Elas explicaram que, “pelo projeto pretenderam ensinar aos alunos a conhecerem o legado das brincadeiras e jogos produzidos por esses povos, reconhecendo suas contribuições na construção da sociedade brasileira”.

Habilidades

O projeto teve como  habilidades experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, além de recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural. Segundo as professoras, “outro benefício extraído do projeto foi possibilitar que o aluno trabalhasse individual e coletivamente, recriando e experimentando as  brincadeiras e jogos  e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis e até mesmo nas suas casas”.

Aprendizados múltiplos

Conforme explicaram as professoras, as atividades oportunizaram aprendizados múltiplos, pois além de novos jogos, as crianças puderam ainda trabalhar a criação dos brinquedos com o aproveitamento de materiais reutilizáveis. “As aulas iniciaram com vídeos educativos sobre os jogos e brincadeiras de matrizes Africanas e Indígenas e, posteriormente os alunos produziram os jogos Mancala, Shisima e Yoté utilizando materiais alternativos e recicláveis.

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A Diretora do CEMMA, Marilei Terezinha Martins Coutinho declarou que esse projeto Merece Aplauso pois “é a valorização da diversidade cultural presente nas diversas etnias para enriquecimento da nossa cultura corporal, afinal, o povo brasileiro possui uma rica herança cultural formada pela miscigenação étnica”. 

Este Projeto Merece Aplausos

A partir deste ano iniciamos, a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Este Projeto Merece Aplausos”. Mais informações no link Criatividade na Educação na página da Educação, Espaço Escola.

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