Mafra terá curso de aproveitamento integral de alimentos promovido pelo Senar

Por Gazeta de Riomafra - 06/06/2016

Mafra terá curso de aproveitamento integral de alimentos promovido pelo Senar

Em junho o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Santa Catarina (Faesc), oferecerá, gratuitamente, 447 treinamentos e qualificará 7.152 produtores rurais em todo o território catarinense.

Entre os treinamentos oferecidos na região norte está o de olericultura básica em Bela Vista do Toldo, confeitaria em Campo Alegre, primeiros socorros em Porto União, artesanato com pintura em Itaiópolis, aproveitamento integral de alimentos em Mafra e produção de mudas frutíferas em Três Barras.

Na região do vale do Itajaí acontecerão os cursos de doces de leite e iogurte em Rodeio, cultivo de plantas medicinais em Ascurra, operação e manutenção de roçadeiras em São João Batista, instalação e manutenção de redes elétricas em Major Gercino, manejo de colmeia em Ituporanga e presuntaria e salamaria de carne suína em Leoberto Leal.

A região sul terá as capacitações de conservas de hortaliças e temperos em Araranguá, jardineiro em Braço do Norte, reformas e pequenas costuras em Jaguaruna, cortes, assados e empanados de frango em Pedras Grandes, cultivo hidropônico de hortaliças em Nova Veneza e artesanato de crochê e tricô em Armazém.

O leste de Santa Catarina contará com os cursos de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural em Florianópolis, bordado com patchcolagem em Biguaçu, aumento da produtividade do mel em Anitápolis, turismo rural com foco na acolhida no meio rural em Santo Amaro da Imperatriz, produção caseira de massas para congelamento em São José e conservas de frutas em Paulo Lopes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na serra catarinense alguns dos cursos são o de artesanato de bordados em Alfredo Wagner, confecção de peças do vestuário social em Celso Ramos, operação e manutenção de motosserra no corte de árvores em São Joaquim, emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) em Bom Retiro, casqueamento e ferrageamento de Equídeos em Curitibanos e olericultura orgânica em Lages.

O meio oeste terá as qualificações em inclusão digital rural com informática básica em Ãgua Doce, empreendedorismo rural em Caçador, programa Leite Legal – produção de leite de qualidade em Vargem, ensilagem em Fraiburgo, artesanato em couro em Luzerna e artesanato em tear com lã de ovelha em Ibiam.

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão o de segurança e saúde no trabalho com agrotóxico em Nova Itaberaba, produção caseira de pães e biscoitos em Chapecó, acolchoados artesanais com lã de ovelha em Planalto Alegre, programa cinco S em Seara, controle de qualidade no transporte do leite em São Domingos e de cortes e assados de carne suína em Ipumirim.

A região extremo oeste receberá os treinamentos em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Maravilha, gestão ambiental na produção de leite em São Miguel do Oeste, conservação do solo em Descanso, boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Barra Bonita, aproveitamento integral de alimentos em Galvão e produção caseira de massas para congelamento em Palmitos.

Outros treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município. Conforme explica o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, “o Senar/SC contribui para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do País estimulando a aprendizagem de maneira harmônicaâ€.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.