Comércio de Rio Negro é alertado sobre a venda de fogos de artifícios

Por Redação Click Riomafra - 28/12/2021

Na tarde dessa terça-feira (28), o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e fiscais da Prefeitura de Rio Negro realizaram ação de fiscalização urbana (AIFU) buscando conscientizar comerciantes locais sobre o cumprimento da Lei Municipal n° 3099/2020, que regulamenta o uso e comércio de fogos de artifício no município.

Os proprietários dos estabelecimentos foram informados sobre o teor do dispositivo legal e puderam sanar dúvidas a respeito. A lei proíbe o uso de artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora, e tem por objetivo evitar danos à saúde e a vida de pessoas e animais.

A LEI

Priorizando a saúde e bem estar de crianças, idosos, pessoas com deficiência, animais domésticos e silvestres, foi sancionada em Rio Negro a Lei Municipal n° 3099/2020, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima, a soltura e a venda de fogos de artifício e quaisquer artefatos pirotécnicos, que causem poluição sonora, com potencial de produzir danos à saúde e a vida de pessoas e animais no Município.

A fiscalização e a aplicação de multas em caso de descumprimento desta Lei serão de responsabilidade do Município de Rio Negro através dos órgãos determinados pelo Poder Executivo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Todo cidadão pode realizar uma denúncia através do site da prefeitura. Utilize o link abaixo:

A medida que visa conservar a saúde de moradores da região prevê a proibição a que se refere esta Lei estende-se a todo o Município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados vetando o uso de fogos de vista com estampido, foguetes com ou sem flecha, de apito ou de lágrimas, com ou sem bomba, “post-à-feu”, “morteirinhos de jardim”, serpentes voadoras ou similares e morteiros com tubos de ferro.

O descumprimento ao disposto na Lei acarreta ao infrator a imposição de multa de 30 Unidades Fiscais do Município (UFM, atualmente custando R$3,72) para pessoa física e 200 Unidades Fiscais do Município para pessoa jurídica, valor que será dobrado na hipótese de reincidência.

Recomenda-se ainda, que mesmo ao utilizar fogos de artifício sem barulho, a pessoa manuseadora tome os devidos cuidados para que sejam evitados focos de incêndio, explosões acidentais, queimaduras entre outras situações problema.

Bonito mesmo é escutar com o coração!

Leia a Lei na íntegra:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Lei de queima de fogos entra em vigor em Rio Negro

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.