Conheça as atividades do Centro de Referência de Assistência Social de Rio Negro

Por Assessoria - 11/02/2021

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são responsáveis pela execução dos serviços de proteção social básica, destinados a população em situação de vulnerabilidade social. São o principal meio de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em articulação com a rede socioassistências.

Em Rio Negro, o CRAS está localizado na Vila São Judas Tadeu, na Rua Jacob Schelbauer, nº 125. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com diversas atividades desenvolvidas. O CRAS Rio Negro possui uma equipe que conta com profissionais de coordenação, assistente social, psicóloga, educador físico e serviços gerais.

Através do CRAS, os munícipes podem ter acesso a atendimento psicossocial, visitas domiciliares, orientação e encaminhamentos para acesso ao cadastramento no CadÚnico, seja para atualização e/ou inclusão; documentação civil; BPC ou outros direitos do INSS; tarifa social de energia elétrica; acesso ao programa do leite; benefício eventual; auxílio funeral; encaminhamento e articulação com a rede de proteção (CREAS, saúde, educação, Conselho Tutelar, entre outros); oferta de cursos de qualificação profissional e ação comunitária de caráter não continuado: palestras, oficinas e outras atividades.

O CRAS também mantém os seguintes serviços:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Destinado à famílias em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos. Visa fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, bem como aos demais serviços setoriais. Este atendimento pode ser individual e/ou em grupo.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Serviço complementar ao trabalho social com famílias, realizado em grupos e organizado a partir de percursos, conforme as especificidades dos ciclos de vida, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Este serviço atua em grupos com públicos alvos de acordo com a idade: crianças de 0 a 06 anos acompanhados dos pais ou responsáveis, crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, grupo de jovens e adultos (18 a 59 anos) e grupos de idosos.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.