Conscientização ambiental será o tema do SOS rio Negro 2017

Por Gazeta de Riomafra - 03/03/2017

O SOS rio Negro 2017 acontecerá neste sábado, dia 04, na avenida Rio de Janeiro, com concentração dos voluntários a partir das 7h30min na beira do rio. A 1ª edição aconteceu em 2005, de lá para cá, houve uma grande conscientização ambiental pelo cidadão riomafrense. Nas primeiras edições, até sofás e fogão a gás foram encontrados na mata ciliar do rio Negro, felizmente hoje isto não ocorre mais.

Hoje grande parte dos riomafrenses conseguiram compreender a importância do rio Negro, o nosso principal manancial, “pois é dele que bebemos água diariamente e tomamos banho com ela” – lembra os organizadores do SOS rio Negro.

PROGRAMAÇÃO

Os primeiros voluntários a chegar receberão um kit contendo luva, saco para lixo e uma camiseta, onde farão o plantio das árvores nativas na mata ciliar do rio, em seguida, haverá uma pequena caminhada as margens do rio Negro, monitoradas pelos técnicos de meio ambiente do Colégio Agrícola de Rio Negro.

Haverá também o plantio de árvores em outras localidades do município de Rio Negro, como: Volta Grande, Vila Zelinda e também na Vila Paraná, onde os voluntários das associações destes bairros também estarão participando.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os organizadores do SOS lembram que qualquer cidadão pode participar deste mutirão como voluntário, bastando estar no local e horário a cima, trajando calças cumpridas, calçados fechados, protetor solar e opcionalmente repelente para mosquitos.

Também terá a participação da Celesc Voluntária que além de participar com os demais órgãos na limpeza do rio fará uma conscientização com distribuição de folders com dicas de economia de energia e material educativo com cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador das doenças dengue, zica e febre chikungunya.

Ações simples, como não deixar água parada em qualquer recipiente, por menor que seja, evitaria a procriação do mosquito. Porém, o objetivo geral deste evento e a limpeza e retirada de detritos sólidos do rio, o plantio de mudas de árvores nativas na área da mata ciliar urbana do rio Negro e também a conscientização ambiental.

O SOS 2017 tem o apoio da Celesc, Voz do Rio, Lions Clube, Rotary, Corpos de bombeiros e Defesa Civil de Rio Negro e Mafra, Sanepar, Casan, Soroptimistas, Grupo de Pescadores entre outras entidades e pessoas que estão colaborando com esta ação.

A cada ano, mais pessoas e entidades estão engajando-se na defesa do meio ambiente tendo o rio Negro como foto, onde nesta edição são aguardadas mais de duzentas pessoas que compreendem a cada dia mais a importância do meio em que vivemos e sobre tudo o rio Negro que não é apenas um rio que separa dois municípios, mais sim um rio, que une duas comunidades em defesa do meio ambiente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.