Morte de macaco com febre amarela é registrada em Rio Negro

Por Gazeta de Riomafra - 25/01/2020

Nesta quarta-feira (22) a Secretaria de Estado da Saúde divulgou o seu boletim epidemiológico, onde consta um caso de morte de macaco com febre amarela em Rio Negro. No boletim outros seis novos casos de epizootias são confirmados, somando 40 casos no
Paraná. A Secretaria de Saúde de Rio Negro divulgou na noite do mesmo dia uma nota, onde afirma que o macaco morreu devido à doença.

O macaco foi encontrado no km 199,6 sentido sul da BR-116.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde agora são 18 municípios de sete regionais de saúde onde foram encontrados animais com a doença:

– Quatro Barras – 1 caso;

– Rio Negro – 1 caso;

– Mallet – 1 caso;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Antônio Olinto – 1 caso:

– São Mateus do sul – 1 caso;

– Cândido de Abreu – 2 casos;

– Balsa Nova – 1 caso;

– Mandirituba – 1 caso;

– Castro – 11 casos;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Ipiranga – 2 casos;

– Palmeira – 1 caso;

– Piraí do Sul – 2 casos;

– Ponta Grossa – 8 casos;

– São João do Triunfo – 1 caso;

– Imbituva – 1 caso;

– Teixeira Soares – 2 casos;

– Prudentópolis – 1 caso; e

– Sapopema – 2 casos.

Rio Negro não havia registrado nenhum caso de epizootias, assim como as cidades de Quatro Barras, Mallet, Antônio Olinto, São Mateus do Sul e Cândido de Abreu.

O boletim estadual não aponta nenhum registro casos de febre amarela em humanos.  No Paraná 15 casos estão em investigação.

Tanto a Secretaria de Estado quanto a Secretaria Municipal da Saúde reforçam a importância contra a febre amarela, principalmente nas regiões onde já existem a confirmação da circulação do viral, como agora em Rio Negro.

A vacina é indicada para crianças a partir dos nove meses com reforço aos quatro anos e adultos até os 59 anos. Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças até nove meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos, a recomendação é que só sejam vacinados com a avaliação de um profissional de saúde. Apenas uma dose da vacina garante a imunidade por toda a vida.

Em Rio Negro todas as Unidades de Saúde do município estão abastecidas da vacina e são aplicadas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nota na íntegra da Secretaria de Saúde de Rio Negro

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro, através das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e da Coordenação de Combate à Endemias, vem a público confirmar a morte de um macaco por Febre Amarela próximo a BR 116.

ALERTAMOS NOVAMENTE para importância da imunização de todas as pessoas entre nove meses e 59 anos de idade e que esta e a ÚNICA forma de prevenção. Todas as Unidades de Saúde do município estão abastecidas da vacina e são aplicadas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Solicitamos ainda, que se possível, as pessoas vão em grupos se vacinar para que não haja desperdício, pois cada frasco tem 5 doses de vacina, e este é inutilizado depois de 4 horas após aberto.

Agradecemos e contamos com a colaboração de todos.

Saúde de Rio Negro divulga plano de ação

Em reunião a Secretária de Saúde definiu um Plano de Ação de Combate a Febre Amarela, Plano este que foi divulgado na noite desta quinta-feira na rede social na Secretaria.

Nele costa os números de telefones para denúncias relacionadas à doença – 3642-8633 (Academia de Saúde Prefeito Ary Siqueira) e 9 9174-1014 (Vigilância Epidemiológica), ligações estas que serão transferidas para o coordenador de Vigilância Sanitária responsável apto e executar o protocolo.

Traz ainda a informação que todas as unidades de saúde estarão abertas hoje, das 8 horas às 12 horas para vacinação.

O Protocolo de Ação determina ainda:

РA verifica̤̣o das carteirinhas de vacina̤̣o nas Unidades de Sa̼de;

РA solicita̤̣o para que todos os presidentes de associa̵̤es de bairros conversem com a comunidade divulgado a import̢ncia da vacina;

– Para que os diretores das escolas orientem professores, funcionários e alunos da importância de tomar a vacina; e

– Que serão realizadas visitas na área rural para certificação que não há mais animais doentes.

FEBRE AMARELA

A Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação.

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

É uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes.

IMPORTANTE: Os macacos não transmitem a febre amarela! Eles são importantes sentinelas para alerta em regiões onde o vírus da Febre Amarela está circulando. Macacos mortos são analisados em exames específicos para detectar se a causa morte foi Febre Amarela, o que aciona o alerta de cuidado com as pessoas.

VACINA É A PRINCIPAL FERRAMENTA DE CONTROLE

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Toda pessoa que reside em Ãreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.

A vacina, que é administrada via subcutânea, está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco, principalmente, para os indivíduos que são vacinados pela primeira vez.

A vacinação para febre amarela é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação.

IMPORTANTE: Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.