Na manhã da última sexta-feira (05), foi realizado no auditório Walmor Haas Furtado (Salão Azul) da Prefeitura de Rio Negro o evento “Juntos Educando para o Futuroâ€, que buscou desmistificar e apresentar a todos os professores da rede pública municipal a dinâmica de funcionamento do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
O programa consiste em fomentar entre as crianças do primeiro ao quinto ano de Ensino Fundamental I e do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II, caminhos para se tornar um empreendedor e, principalmente, criar nas gerações mais novas um senso crÃtico e mais aguçado.
A apresentação contou com a presença dos secretários municipais de indústria e comércio, educação e assistência social. Também estiveram presentes o diretor do Colégio Sesi de Rio Negro, Luciano Ribeiro dos Santos, o gerente do Senac de Rio Negro, Luiz Gradiz, a representante do Sebrae de Curitiba, Sandra Trujillo Costa, o psicólogo e palestrante LuÃs Felipe Milléo, juntamente com o prefeito James Karson Valério, professores e servidores da rede pública municipal de ensino.
Durante o evento foi ministrada uma palestra pelo psicólogo LuÃs Felipe Milléo a respeito da velocidade que o mundo está evoluindo e como as gerações mais velhas podem ajudar os mais jovens a adentrar no mercado empreendedor. Após a palestra, foi realizado um debate entre os representantes da educação do municÃpio, referente aos impactos benéficos que a inclusão destes conteúdos podem trazer para as futuras gerações.
JEPP
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma proposta do Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espÃrito de coletividade.
A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propÃcio à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são caracterÃsticas fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
* Com informações do Sebrae