Delegado Regional de Mafra presta informações na Câmara de Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 24/08/2013 - 18h02

Aproximar a Polícia Civil da comunidade, do poder legislativo, executivo e judiciário, do Ministério Público, da OAB e da Polícia Militar. Essa é a missão do delegado na 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Mafra, Rafaello Ross. E ele já deu o primeiro passo.

Na última sessão da Câmara de Vereadores, realizada dia 19 de agosto, Ross usou o microfone da tribuna do legislativo para se apresentar aos vereadores e para falar a respeito das ações e dos objetivos da Polícia Civil em Itaiópolis e na região.

Segundo o delegado, no estado de Santa Catarina são 30 delegacias regionais de Polícia Civil. Pertencem a 9ª região as duas delegacias de Mafra, e as delegacias nas comarcas de Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. A Polícia Civil também é responsável pelo Detran, em cada município.

O delegado Rafaello disse que assumiu a 9ª Delegacia Regional de Mafra há um ano. A sua prioridade foi atender Papanduva, que dispunha de apenas um agente de Polícia e um escrivão, na Delegacia. A situação daquele município era problemática, conforme disse o delegado Rafaello. Hoje, depois da iniciativa da Delegacia Regional de Mafra a situação já está melhor. Novos agentes foram lotados e também um delegado, para atuar na delegacia daquela comarca e consequentemente o trabalho se organizou e a população tem um melhor atendimento.

Além de delegado, Ross acumula a DIC (Divisão de Investigação Criminal), que é responsável pela investigação de homicídios, tráfico de drogas, roubos e assaltos. Segundo o delegado regional, neste ano em Itaiópolis foram feitas duas prisões por tráfico de drogas e a Polícia Civil está se aproximando do poder judiciário, do Ministério Público e da própria Polícia Militar.

“O meu pensamento enquanto delegado da Polícia Civil é ouvir a comunidade, ver o que o cidadão está falando e quer ouvir”, disse Ross.

Por estas situações é que foram renovados os quadros da Polícia Civil em Itaiópolis. É uma das práticas da instituição fazer a transferência de delegados, até para oxigenar o trabalho dentro da delegacia. Segundo Rafaello, o delegado Lauro que até então atuava em Itaiópolis foi trabalhar em Canoinhas e o delegado Gustavo que atua em Papanduva vai trabalhar em Itaiópolis acumulando as duas delegacias.

De acordo com o delegado Rafaello, já está ocorrendo concurso público da Polícia Civil para a contratação de novos delegados e a partir do ano que vem deverá ser lotado em definitivo um delegado em Itaiópolis.

Ross também disse, na Câmara, que é preciso trazer mais agentes para Itaiópolis e montar uma equipe de investigação, pois hoje não tem. “Hoje na Delegacia só tem atendimento de plantão”, disse.

Segundo o delegado, a Polícia Civil precisa sair a campo, com uma viatura descaracterizada, para ouvir a população especialmente das localidades do interior, pois Itaiópolis é o sétimo município do estado com maior extensão. “É ouvindo a comunidade e identificando os problemas. É desta maneira que vamos trabalhar em Itaiópolis”, garantiu o delegado.

O delegado regional falou também que quer fazer parceria com a SDR de Mafra e abrir oportunidades de estágio na Delegacia de Itaiópolis, principalmente para estudantes de direito da UnC/Mafra que residam no município de Itaiópolis.

Segundo Ross, o ideal são quatro estagiários para Itaiópolis. Com isso os agentes podem fazer trabalho de campo, uma vez que os estagiários têm plenas condições de registrar os boletins de ocorrência. Ross falou ainda que no próximo mês de outubro será lotado mais um escrivão para Itaiópolis. Com essas atitudes o delegado acredita que vai melhorar o atendimento na Delegacia.

O delegado disse também que o registro de boletim de ocorrência é muito importante para a identificação dos problemas e, por conseguinte o trabalho de investigação. “É importante para a harmonia entre a Polícia Civil e Militar; essa parceria deve existir”, disse Rafaello.

Ao final de seu pronunciamento o delegado Rafaello foi questionado por vereadores e sanou dúvidas. Ele disse que a Polícia Civil tem um trabalho diferenciado da Polícia Militar. Segundo o Delegado, a Polícia Militar faz trabalho ostensivo e usa farda para coibir a prática do crime. A partir do momento que ocorreu o crime, neste segundo momento a Polícia Civil entra para investigar e identificar os autores do crime. “É por isso que os policiais civis andam a paisana”, explicou Rafaello.

Por fim, ele reforçou a importância de as pessoas fazerem boletim de ocorrência, principalmente quando sofrerem furtos.

Novo delegado de Itaiópolis é natural de Londrina PR

A Gazeta de Itaiópolis conversou nesta última semana com o novo delegado designado para atender a Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Itaiópolis. Gustavo Muniz Siqueira vai responder temporariamente em Itaiópolis. O delegado está lotado há um ano na cidade de Papanduva e responde também pela delegacia de Monte Castelo. A principal meta de Gustavo é mudar para melhor o atendimento ao público na Delegacia de Itaiópolis. Hoje, como ele está atuando provisoriamente em Itaiópolis seus dias de atendimento na Delegacia são as terças e quintas-feiras. Perguntamos ao delegado a respeito do jogo do bicho, que existia até então em Itaiópolis. Ele nos respondeu que caso alguém tentar iniciar essa prática ilegal a Polícia Civil vai autuar os responsáveis. Além de responderem na justiça, o estabelecimento poderá ter o alvará de funcionamento casado.

Gustavo explicou que gosta de acompanhar o trabalho dos policiais a campo. Ele atua também nas investigações, cumprimento de mandados de busca e de prisão. Entretanto, segundo o delegado, ainda é preciso reestruturar o quadro de pessoal na Delegacia, pois são necessários novos agentes para a formação de uma equipe de investigação. Com apoio da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Mafra o delegado pretende trazer estagiários de direito e também de nível médio, para auxiliar nos trabalhos burocráticos da delegacia. Gustavo vai ficar em Itaiópolis até que seja lotado um novo delegado em definitivo. Enquanto isso não acontecer, ele está à disposição dos munícipes duas vezes por semana. Para os crimes de maior vulto, no município, o delegado vai contar com a colaboração do Delegado Regional Rafello Ross e da equipe da DIC.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.