Quarta-feira 01 de abril de 2020

Publicado por Trombelhudo - 01/04/2020 - 11h19

Em tempos de coronav√≠rus… Confinamento… Muita gente em p√Ęnico, outros c√©ticos… C√° estamos n√≥s muito apreensivos e preocupados com todos os lados da moeda…

Ela já está em Riomafra, pois tivermos um caso em Rio Negro, e cada vez mais presente na região, com dois casos em Papanduva e 1 caso na vizinha cidade paranaense de Piên.

E voc√™ amigo leitor, tamb√©m deve estar confuso e muito apreensivo com tudo o que est√° acontecendo, s√≥ que uma coisa √© certa, se ficarmos assistindo s√≥ a Globo, com certeza, acharemos que √© o fim do mundo (The Walking Dead)…

Meu Deus! N√£o sei qual √© a deles, mas est√£o apavorando a sociedade… N√£o vejo eles colocarem uma reportagem levando otimismo a popula√ß√£o, sequer nem os casos infectados que foram recuperados no mundo inteiro, como no caso da China, Cor√©ia e na pr√≥pria It√°lia, onde milhares de casos foram revertidos (curados)… S√≥ mostram aquelas mesmas imagens dos caix√Ķes na It√°lia com um monte de gente morta! Meu Deus!

Tamb√©m por outro lado, t√™m aqueles seguidores do ‚ÄúBolsa‚ÄĚ que acham que √© uma simples ‚Äúgripinha‚ÄĚ, s√≥ que n√£o √© bem assim, temos que ter muito cuidado sim, mas n√£o √© como nossos governadores dizem e nem como o nosso presidente acha que √©!

Entendo que devemos todos nos proteger, só que o confinamento em casa das pessoas que estão fora do grupo de risco, também não é a melhor opção, pois o vírus tá lá fora e não vai embora por que você está preso dentro de casa, uma hora você vai ter que sair e ele vai estar lá te esperando, e daí, você vai estar preparado?

Pergunto: Não seria melhor enfrentarmos ele agora, enquanto ainda é verão? Será que o confinamento não vai empurrar o pico para o inverno e ai sim a situação pode se agravar ainda mais e atingir outras faixas etárias? Será que presos em casa, nosso sistema imunológico não vai ficar ainda mais vulnerável? Será que o ideal não seria isolar somente os idosos e os demais que estão no grupo de risco? São perguntas que devem ser refletidas por todos nós!

√Č muito c√īmodo para as autoridades nos confinarem em casa, assim se livram de um problema maior agora, j√° que n√£o fizeram sua parte e investiram em estrutura na sa√ļde para tratar a popula√ß√£o.

Outra coisa que n√£o consigo compreender… Confinam as pessoas em casa, n√£o deixam o com√©rcio abrir, mas as farm√°cias, supermercados, lot√©ricas e bancos, cheio de pessoas em contato, a√≠ elas voltam para casa com risco de trazer o v√≠rus para dentro do lar justamente onde est√° os idosos que s√£o os mais vulner√°veis ao corona… Afinal, que isolamento social √© este?

Basta ver o que aconteceu aqui em Riomafra nesta √ļltima segunda-feira, uma fila enorme, nas lot√©ricas, bancos, farm√°cias e tudo mais… Da√≠ n√£o era para sair nas ruas e ficar em casa?

Outro detalhe: quem consegue segurar nossos idosos em casa? √Č uma tarefa muito dif√≠cil! Enquanto a Prefeitura de Mafra manda os agentes de sa√ļde e enfermeiros vacin√°-los em casa, ap√≥s, muitos deles v√£o para as ruas passear… E a√≠, adiantou o SUS ter ido √† casa deles vacin√°-los contra a gripe?

Acho que neste tal ‚Äúisolamento social‚ÄĚ s√≥ quem t√° e vai ‚Äúpagar o pato‚ÄĚ √© os empres√°rios que n√£o podem trabalhar, sequer abrir suas portas, sen√£o √© capaz de irem at√© preso, s√≥ que as contas deles n√£o est√£o em ‚Äúquarentena‚ÄĚ… E a√≠, como fica estes 22 dias que eles ficaram parados? Quem vai pagar os funcion√°rios que tamb√©m foram proibidos de trabalhar? Da onde estes micro e pequenos empres√°rios v√£o tirar dinheiro, para pagar os funcion√°rios, credores, impostos, luz, √°gua… Telefone e tudo mais?

O pa√≠s j√° estava mergulhado numa forte crise e recess√£o, onde os pequenos empres√°rios, aut√īnomos e prestadores de servi√ßos j√° estavam quebrando, imagine agora, sendo proibidos de trabalharem?

Com certeza ‚Äúo coronav√≠rus no Brasil vai matar muito mais CNPJ do que CPF‚ÄĚ, √© s√≥ aguardar para ver o estrago! Como escrevi na semana passada e teve gente que n√£o gostou: o corona vai passar, mas o desemprego, o caos econ√īmico a como√ß√£o social, vai apenas come√ßar e n√£o vai ser s√≥ uma ‚Äúgripinha‚ÄĚ passageira… Pensem nestas milh√Ķes de empresas que est√£o paradas neste momento, quantas delas v√£o conseguir sequer retornar da quarentena e quantas v√£o conseguir sobreviver? Quantos empregos ser√£o ceifados? O que vai ser destas fam√≠lias?

E aqui em Riomafra a situa√ß√£o est√° ca√≥tica, muitos comerciantes e empres√°rios n√£o sabem mais o que v√£o fazer… Segundo comentam por a√≠, t√™m estabelecimentos que nem voltam mais, j√° fecharam suas portas definitivamente!

Ser√° que nossas autoridades que ganham sal√°rios polpudos, v√£o diminuir seus sal√°rios e ajudar estes desempregados e micro empres√°rios que v√£o quebrar?

Ser√° que nossos governadores, v√£o reduzir seus sal√°rios e compartilhar com os que estar√£o desempregados?

E a grana das nossas C√Ęmaras dos deputados, Senado, ser√£o devolvidas para os hospitais, UTI‚Äôs, UPA‚Äôs e centros de sa√ļde para comprar respiradores e aparelhos para combater o corona?

Cad√™ os mais de dois bilh√Ķes do fundo partid√°rio, dos outros fundos como o do judici√°rio MP, ser√° que eles ser√£o doados para salvar as empresas e o desemprego?

E as nossas C√Ęmaras de Vereadores aqui de Riomafra, ir√£o economizar e destinar as sobras para os trabalhadores e empresas que precisar√£o serem salvas por aqui?

Aliás estaria na hora de nossos políticos, locais prefeitos e vereadores, fazerem um projeto de lei reduzindo seus salários neste momento também para sobrar dinheiro para a sociedade que vai precisar muito desta grana agora! Que tal?

Mas n√£o usar isto como um momento pol√≠tico, fazer alerte e projeto neste sentido s√≥ para enganar a sociedade neste momento, para colher ‚Äúlouros‚ÄĚ no momento pol√≠tico que se aproxima! Mas sim algo duradouro e concreto!

Ali√°s, nem deveria ter elei√ß√Ķes municipais este ano, pois al√©m de nem sabermos onde e quando tudo isto vai parar, acho que nem tempo h√°bil, para desincompatibiliza√ß√Ķes vai dar tempo, pois agora na pr√≥xima sexta-feira, 03 j√° encerra o per√≠odo para tal…

Acho que n√£o √© o momento de pensar em pol√≠tica e muito menos em elei√ß√Ķes, mas sim, em solu√ß√Ķes para a grave crise social e econ√īmica que poder√° surgir!

E para encerrar, um ato corajoso do prefeito de Papanduva, que ‚Äúdeu um peita√ßo‚ÄĚ e editou um decreto municipal abrindo v√°rios segmentos do com√©rcio na cidade… Ser√° que os nossos aqui n√£o v√£o fazer algo neste sentido… Ou v√£o rezar a cartilha dos governadores enquanto o nosso com√©rcio agoniza?

Pessoal, por hoje vamos ficando por aqui… At√© a pr√≥xima e cuidem-se bem! O mais importante de tudo √© estar saud√°vel e com o sistema imunol√≥gico em alta e higiene! J√° os idosos e grupo de risco, al√©m disto, isolamento! At√© a pr√≥xima!

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.