Quarta-feira 15 de abril de 2020

Publicado por Trombelhudo - 15/04/2020 - 11h34

Olá minha gente! Como estão todos? Muito apreensivos? Com medo? Em pânico? Pois é, estamos iguais nossos governantes e cientistas, “perdidos…” Ninguém sabe ao certo o que pode ou vai acontecer, ou até quando vai esta pandemia mundial…

Todos dizem, “logo isto vai passar e tudo voltará ao normal novamente!” Será? Por toda a crença que tenho em Deus, jamais espero que tudo seja como antes… Infelizmente, “o mundo jamais será o mesmo”! Se analisarmos de forma mais racional, veremos o quanto o mundo está abalado, desconfiado… tanto pelas vidas perdidas, quanto o “pandemônio” que virou a economia mundial, bem como as relações políticas e desconfianças que ficarão entre as nações e o mundo todo…? Por mais que consigamos combater o vírus e até mesmo achar remédios e vacinas eficientes, ou até mesmo a cura, restarão muitas sequelas na humanidade… Nada será como antes…

Infelizmente, temos as tristes experiências de outras pandemias que assolaram o mundo e as consequências delas foram desastrosas para toda a humanidade, a começar pelo marco do início do desequilíbrio social, conhecido hoje em dia como: “desigualdade social”. A peste Justiniana precipitou a queda do Império Romano e a sua divisão entre oriente e ocidente A famosa “Peste Negra”, foi crucial para desencadear revoluções. Também a Gripe Espanhola, onde mais tarde suas consequências desencadearam também na famosa “Revolução Industrial”, por exemplo…

A grande verdade é que o mundo jamais esperava por isto e tão pouco, acreditava que pudesse tomar proporções tão grandes… Talvez os governos mundiais ignoraram os seguidos avisos constantes da ciência, como a H1N1 entre outras que há décadas vem dando sinais que algo pior poderia vir… E o que é pior, não se descarta no mundo cientifico, que ainda poderá vir um vírus mais devastador na sequência, ou que o DNA deste possa sofrer mutações mais letais…

O tal vírus, talvez não seja tão devastador assim, mas mostrou o quanto o mundo está frágil e o sistema de saúde desprotegido para uma pandemia nos dias de hoje…

Segundo vários cientistas, perdemos uma grande chance de desenvolver vacinas que estavam em fase adiantada em 2002 e 2009 contra a SARS que pode ter evoluído para o Covid-19. Anos depois, em 2012, outro coronavírus perigoso, o Mers-Cov, ressurgiu, causando uma doença respiratória grave, a Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio), que se originou em camelos e se espalhou para os seres humanos. Na época vacinas estavam em fase bem adiantada, porém, por terem controlado estas pandemias, a maioria dos governos mundiais resolveram abortar a continuidade das pesquisas, para economizar dinheiro para outros fins…

Fica a grande indagação: A humidade desperdiçou a chance de produzir vacina para conter a pandemia há cerca de 20 anos? Pelo jeito sim, segundo, muitos cientistas o coronavírus não é uma doença nova, mas sim uma mutação (evolução) daquelas síndromes respiratórias, que os governos não quiseram investir dinheiro lá atrás, para desenvolver uma vacina que já estava em fase final… Segundo eles, se na época tivessem finalizado tais vacinas, hoje estaríamos com 80% de uma vacina pronta para o Covid-19.

Mas talvez, não seria apenas este erro que a maioria dos governos mundiais cometeram. O erro mais grave é que sabendo que novas pandemias iriam vir e cada vez mais ameaçadoras e mais frequentes, amplamente avisados pela comunidade científica, eles pouco se prepararam ou se importaram para isto, todos os protocolos criados a partir de 2002 foram simplesmente ignorados e ao invés de investirem pesado na ciência, tecnologia e equipamentos para a proteção da saúde da população, preferiram investir em armas, tecnologia de espionagem e tudo mais, sem falar nos governantes de países corruptos igual ao Brasil, que preferiram roubar e desviar os recursos, ao invés de cumprir tais protocolos de saúde e investir na saúde, como equipamentos, hospitais e na própria saúde básica…

Então, essa de que o mundo foi pego desprevenido, para mim “não cola”. Até por que existem várias “teorias da conspiração” que nos levam há horríveis e inimagináveis cenários como, guerras biológicas, sabotagens etc. e tal e que este próprio vírus teria sido criado em laboratório para atingir nações com várias finalidades…? Desta forma, todos os governos teriam que estar ainda mais preparados para isto!

Mas enfim minha gente! A inoperância dos governos vai custar caro para todo o mundo, principalmente aqui no Brasil que é extremamente vulnerável a tudo, tanto na parte científica, saúde e principalmente na economia…

Se os governos federal, estaduais e municipais, não ajudarem a cadeia produtiva e os pequenos empresários e comerciantes, quem não morrer do Covid-19, seguramente irá morrer de fome!

Em Riomafra a exemplo da maioria dos municípios a situação está catastrófica, empresas não sabem nem como irão conseguir pagar a folha de pagamento dos funcionários, que dirá os credores…

Segundo uma projeção do Sebrae, mais de 148 mil pessoas já estão desempregadas em Santa Catarina, devido ao fechamento do comércio obrigatório pelo governo do estado.

Só que este governo é tão despreparado e desorganizado que sequer imaginava que estas empresas são responsáveis por 91% dos empreendimentos e por 57% dos empregos formais do estado.

Por setor, as mais impactadas foram as micro e pequenas empresas da indústria, em que 25,19% precisaram demitir, seguido do comércio, com 22,10%, do agronegócio, com 17,39%, e dos serviços, com 16,46%. Em relação ao faturamento, 91% dos empresários registraram uma redução de 90% no faturamento, o que resulta numa perda bruta de R$ 4,4 bilhões. Todas as regiões foram fortemente impactadas.

E agora governador e seus cumplices, como vai ficar esta situação, após está tática errada de frear a pandemia obrigando não apenas um isolamento social, mas sim um ISOLAMENTO COMERCIAL, onde os pequenos empresários que sustentam o estado estão quebrados agora?

Enfim, quero ver após isto, o verdadeiro retrato aqui de Riomafra, onde a cidade cheia, os grandes mercados, drogarias, que nem daqui são, faturando alto, com os preços lá em cima, levando o nosso dinheiro tudo para fora, enquanto os pequenos comerciantes e lojistas daqui, que investem todo o seu capital em Riomafra, ficaram mais de 15 dias com seus estabelecimentos fechados e talvez muitos nem reabram mais!

Tá na hora do nosso CDL e ACI fazer um levantamento sério transparente e mostrar a realidade do impacto deste ISOLAMENTO COMERCIAL (injusto) que pode ter custado centenas de desempregados em Riomafra e a quebra de várias pequenas empresas…

Pessoal, por hoje ficamos, um grande abraço à todos, cuidem-se bem e até a próxima!

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.