Quarta-feira 25 de março e 2020

Publicado por Trombelhudo - 25/03/2020 - 13h01

No país do coronavírus e do confinamento, cá estamos nós… também preocupados com pandemia, talvez até, mais muito mais preocupados com a economia pós pandemia…

Agora fica fácil confinar as pessoas e parar toda a cadeia produtiva. Porquê nossos governos não se mobilizaram antes? A OMS (Organização Mundial da Sáude) Já está alertando desde novembro do ano passado que uma pandemia do COVID-19 aconteceria… Agora a melhor coisa que acharam foram trancar as pessoas em casa e fechar todas as empresas. Bela solução!

Acho que talvez o estrago causado pelo confinamento e paralização geral da forma que está sendo feito, pode causar muito mais estragos do que o próprio vírus…

A dúvida é: quem vai matar mais no Brasil, o coronavirus ou a fome e a grave crise financeira, quando a maioria das micro e pequenas empresas quebrarem e as grandes demitirem a maioria dos trabalhadores?

Sim minha gente! Pode até parecer neste momento que estou parecendo cético e até desumano com relação a pandemia que está causando um pânico geral, mas não estou não, pois a pandemia têm cura, logo ela deve passar, assim como já está passando na China e na própria Itália, mesmo que com muitos estragos e infelizmente com a perda de muitas vidas, só que a nossa economia que já está um caos assim, poderá nos levar caos total e vai levar quantos anos para recuperar se continuarmos confinados por muito mais tempo?

Ou você está achando que o governo vai distribuir notas de R$ 100 e deixar embaixo de nossas portas para sobrevivermos enquanto estamos #fiqueemcasa?

Eles os governantes e autoridades públicas e até o funcionalismo estão com deles garantido por um bom período, mas nós, os pobres mortais trabalhadores e assalariados que dependemos da iniciativa privada, vamos viver do que quando o patrão não tiver mais dinheiro para nos pagar? Já que está tudo fechado e ninguém têm mais receita?

Ou você acha que as micro e pequenas empresas vão conseguir ficar paradas por muito mais tempo? É lógico que não! Vão quebrar sem dó e piedade junto com os trabalhadores!

Se os governos nacional, estadual e municipais, não arrumarem outra alternativa e continuarem a deixar todo o comércio e indústrias fechadas e as pessoas em casa, logo, logo, elas se obrigarão a sair de suas casas na marra, não para trabalhar, mas sim para saquear supermercados, padarias e farmácias, pois não terão mais dinheiro para comprar comida e remédios. Acham que estou exagerando? Então esperem e vejam o que pode acontecer se estas medidas continuarem por mais tempo?

Só esta primeira semana de paralisação já causou um impacto enorme na economia, onde várias micro e pequenas empresas anunciaram que não vão mais conseguir se sustentar…

A grande pergunta no Brasil hoje? Qual o preço que os brasileiros terão que pagar por este confinamento imposto por nossas autoridades, como a única alternativa para conter a pandemia?

Em outros países, mais ricos e desenvolvidos eles já têm planos e têm “bala na agulha” para deixar o povo em casa, vejam só:

Nos EUA, o Trump promete enviar cheques de 1 mil dólares para que as pessoas não morram de fome…

Na Alemanha o governo está emprestando crédito ilimitado sem juros para as empresas não quebrarem e não gerar desemprego.

No Reino Unido o governo está bancando até 80% do salário dos trabalhadores.

Na Espanha estão disponibilizando 20% do PIB para bancar as empresas para não haver quebradeira e demissões em massa.

E no Brasil? O que está realmente sendo feito de efetivo? Praticamente nada… as poucas linhas de crédito estão obrigando aos patrões ou sócios das empresas a hipotecarem seus imóveis como garantia nas linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas, mais nada!

Porque nosso governo não libera a grana do fundo partidário que são mais de R$ bilhões para compra de medicamentos, aparelhos respiratórios, medicamentos, bem como para as empresas e para o trabalhador. Para que ter eleições este ano? Não têm sentido, prorroga-se os mandatos dos prefeitos e vereadores para o ano que vem quem sabe?

Também porque a grana do fundo do judiciário de MP também não são liberados para os patrões e empregados e para compra de equipamentos e hospitais também?

E a grana que sobra nas Câmaras de Vereadores, a exemplo de Mafra e Rio Negro, também poderiam ser liberadas, para a classe produtiva e trabalhadora… Porquê não?

Parece que eles estão simplesmente preocupados em confinar a população para eles ficarem na boa e não ter que se incomodarem, pois sabem que não têm e não querem gastar com estruturas, como remédios, hospitais, UTI’s, equipamentos como respiradores e tudo mais… Então para eles fica fácil obrigar as pessoas simplesmente ficarem em casa?

Concordo que o isolamento é uma das formas mais prudentes de prevenir o contágio e que temos que nos cuidar, inclusive uns dos outros, porém não desta forma como está sendo feita, pois poderá trazer consequências irreparáveis na vida dos brasileiros!

Outra coisa: Será que Riomafra está preparada para atender os casos que poderão vir? Mafra até consegue no primeiro momento, se não ocorrer muitos casos repentinos, já Rio Negro acho pouco provável que consiga, pois até álcool gel tão fazendo campanha para arrecadar para o hospital? Se o hospital estava quase em falta, imagine a população? Estão fazendo campanha para arrecadar mais 4 respiradores, pois segundo informações só possuem 5… Então é muito pouco para atender casos de urgência do Covid-91?

Acho que o município e o estado já deveriam estar ajudando o hospital nestes equipamentos e não deixar eles terem que fazer campanha para conseguir máscaras e álcool gel por exemplo. Uma vergonha!

Rio Negro sempre na “marcha lenta”! Aliás, o atendimento do posto feito para atender os casos de coronavírus, parece que está deixando a desejar, pois a população está na bronca e pelo jeito insatisfeitos!

Ao contrário de Mafra que já montou um QG ao lado da UPA, uma sala de informações para a imprensa e para o cidadão e tudo mais. Aliás, até a vacinação da gripe dos idosos Mafra está indo na casa deles, sem a necessidade de expô-los ao risco desnecessário. Mafra está de parabéns com relação ao atendimento do coronavírus. Parabéns ao Gaiteiro e a todos os profissionais da saúde e de outras áreas envolvidos!

Gente por hoje vamos ficando por aqui, porém só quero sugerir um pouco mais de calma com tudo isto. Vejo as pessoas em pânico total. Seria necessário todo este pânico… Acredito que a situação está sendo controlada devagarinho e nenhum caso em Riomafra, o mais perto é um de Quitandinha…

Enfim, que Deus nos proteja a todos e cuidem se bem e uns dos outros!

 

 

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.