Debates importantes foram realizados na UnC Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 01/04/2014 - 10h21

No último dia 7, a UnC Mafra foi palco de dois importantes debates da atualidade: A Democratização da Mídia e a Regulamentação das Universidades Comunitárias.

Organizados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnC Mafra/Rio Negro e pela União Catarinense dos Estudantes (UCE), o evento faz parte do calendário de atividades da UCE, que tem como objetivo rodar as Universidades do estado levanto temas atuais para discussão entre os acadêmicos.

O presidente do DCE, Renan Gomes Corrêa, fez a abertura das atividades da noite, agradeceu a presença de todos os acadêmicos de diversos cursos presentes e também dos professores que os acompanhavam, onde foi totalizado cerca de 100 participantes por debate.

A Democratização da Mídia, primeiro debate da noite, teve como convidados para debater o tema, Rubens Lungue, jornalista, escritor e professor universitário de jornalismo, Yuri Becker dos Santos, presidente da União Catarinense dos Estudantes e a acadêmica e repórter Bruna Eckel.

Para construir um país mais democrático e desenvolvido precisamos avançar na garantia ao direito à comunicação para todos e todas, ampliando a liberdade de expressão, para termos mais diversidade e pluralidade na televisão e no rádio. Ainda que a Constituição Federal proíba os oligopólios e os monopólios dos meios de comunicação, menos de dez famílias concentram empresas de jornais, revistas, rádios, TVs e sites de comunicação no país. Isso é um entrave para garantir a diversidade.

Como o índio, o negro, as mulheres, os homossexuais, o povo do campo, as crianças, aparecem na televisão brasileira? Como os cidadãos das diversas regiões, com suas diferentes culturas, etnias e características são representadas? A liberdade de expressão não deveria ser para todos e não apenas para os grupos que representam os interesses econômicos e sociais de uma elite dominante? Existem espaços para a produção e veiculação de conteúdos dos diversos segmentos da sociedade na mídia brasileira? Foram estas as reflexões e pontos que os convidados trouxeram e que enriqueceram este debate.

Já o segundo debate da noite, Regulamentação das Universidades Comunitárias, teve como convidados o acadêmico e diretor de Assuntos Estudantis do DCE, Thiago Werneck, a professora universitária de filosofia e sociologia Claudia Maria Buss e novamente o presidente da UCE, Yuri Becker dos Santos.

A União Catarinense dos Estudantes e demais entidades estudantis manifestam sua preocupação com a aprovação pelo congresso nacional da regulamentação do sistema comunitário de universidades. Em Santa Catarina são mais de 150 mil estudantes, que dependem da qualidade de ensino desse sistema.  As organizações estudantis sabem muito bem da importância do sistema comunitário, pois proporciona aos estudantes um ensino que engloba o tripé básico da educação: ensino, pesquisa e extensão. São esses fatores que os mobilizam em defesa desse sistema para que não vire um balcão de negócio de diplomas.

Sobre o projeto da regulamentação o movimento estudantil, não foi ouvido e nem se quer convidado para se posicionar. Portanto os mesmos são a favor de uma regulamentação do sistema comunitário desde que contemple alguns principais pontos, os quais também foram debatidos um a um no evento:

– Ter disponível em portais de transparência todas as despesas discriminadas;

– Ter conselhos administrativos paritários onde o voto dos estudantes conte de forma igual ao demais representantes;

РElei̵̤es diretas para coordenadores de curso;

РElei̵̤es diretas para reitores;

– Regulamentação das comissões de análise com participação ativa e decisiva dos alunos;

РProibir a negativa̤̣o do aluno;

Construir uma política de redução das mensalidades;

– Regulamentar um percentual fixo de investimentos na área de literatura acadêmica;

– Universidades comunitárias devem ter suas contas submetidas aos órgãos públicos de fiscalização.

O evento foi de grande importância para a comunidade acadêmica e mostra as ações que o DCE planejou para o semestre. “Estes debates são muito importante para despertar a opinião crítica dos acadêmicos. Estamos sempre trabalhando em parceria com a UCE e demais organizações a fim de sempre poder realizar eventos como este desta noite, os quais fazem parte do planejamento que o DCE fez para o semestre, e outros ainda virãoâ€, finaliza Renan.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.