Riomafra necessita de uma terceira ponte?

Publicado por Click Riomafra - 20/01/2013 - 09h57

Foto: Gustavo Kalinowski/Divulgação

“Mais uma ponte por favor!†Esta é a frase marcada em um muro na Rua Deputado Alceu Swarowski, no centro de Rio Negro.

Não se sabe quem é o autor da frase, mas a solicitação de uma terceira ponte para Riomafra já vem sendo tema de muitas discussões.

Qual é a sua opinião?

- Publicidade -
60 comentários publicados
  1. flavio

    RIO=MAFRA PRECISA É DE GENTE COM CONHECIMENTO DE TRANSITO,NÃO DE PESSOAS LEIGAS QUE HORA MUDAM AQUI E ALI PARA VER SE FUNCIONA É UM ABSURDO.,CADE O TAL ZONA AZUL NA FELIPE SCHMIDT,HORA POIS A CIDADE INTEIRA SABE QUE NÃO DA PARA ESTACIONAR PORQUE A MAIORIA DOS VENDEDORES E FUNCIONÃRIOS DAS LOJAS DO CENTRO DEIXAM SEUS RESPECTIVOS VEICULOS ESTACIONADOS O DIA TODO ALI,COMO ACHAR UMA VAGA DESSE JEITO E AINDA RECLAMAM DE POUCAS VENDAS,ISSO SEM FALAR NAQUELE SEMAFARO DO ALTO DE MAFRA QUE SERIA MELHOR SE NÃO TIVESSE ELE,PORQUE A PREFEITURA NÃO PINTA DE AMARELO O MEIO FIO EM FRENTE A LOTERICA DO ALTO DE MAFRA ,QUEREM QUE EM UMA RUA ESTREITA TENHA-SE ESTACIONAMENTO DOS 2 LADOS E AINDA 2 PISTAS,MAFRA NÃO CONSEGUE NEM ARRUMAR O TRANSITO JA EXISTENTE E AINDA QUER AUMENTAR COM ESSA TAL NOVA PONTE(QUEM QUE NÃO VE QUE ISSO É PARA ENCHER OS BOLSOS DE NOSSOS POLITICOS

  2. leandro

    o problema não esta nas pontes que ja existem, mas sim nas ruas. alem de ser um benfeitoria q na minha opinião desnecessaria, tira a vez de outros pontos que merecem atenção urgente, como a saude, segurnça…

  3. Pauline

    “Mais uma ponte por favor!†Esta é a frase marcada em um muro na Rua Deputado Alceu Swarowski, no centro de Rio Negro.
    Minha opiniao é q vc está equivocado (a), o comentario está no lado de mafra nao de rio negro, suas antas…

  4. Pedro H. J. R.

    Sim acho muito necessária a criação de mais uma ponte pois desafogaria o transito que é um caos nessa cidade

    • mafrense

      caus ,,vai pra floripa … curitiba… e ver o que é congestionamento…tem que gastar o dinheiro em coisa mais util…saude…e melhor po…

  5. Reginaldo Souza

    O que ? A nova secretária de saúde de Rio Negro fazia doces em casa pra vender ??? Nada contra a profissão de doceira, gosto muito de doces, mas de doceira diretamente pra secretária municipal de saúde é um belo salto na carreira. Enfim, nenhuma decepção ou surpresa, pois os políticos de riomafra só mudam de rosto, mas as atitudes são sempre as mesmas. E da-lhe aparecer em fotos com o maior sorriso….

  6. Pedro Nobre

    E a panelinha de Rio Negro que já dura mais de 20 anos continua. São mais R$ 7.000,00 mensais garantidos para a família do presidente da câmara, como o salário da nova secretária de saúde, que até ontem ninguém nunca tinha ouvido falar. Diante disso e de outras imoralidades, como a esposa do vereador gari vinicio ser assessora de imprensa da prefeitura, alguém ainda tem esperança de melhorias ?

  7. Antonio

    O que precisamos, é de uma reestrutura no transito, uma melhor adequação, e não de uma terceira ponte, como em alguns comentários anteriores será muito importante que o motorista perca a visão interiorana de dirigir e tenha mais consciência de que a rua não é apenas para poucos veículos. Acredito ser necessária sim um estudo quanto a estrutura da “chamada ponte nova” e se necessário uma melhora estrutiural nmesma, no mais é necessário apenas um reengenharia do trafego…..apenas isso e todo o a verba que seria utilizada na construção de uma terceira ponte pode ser direcionanda para outras areas mais críticas no memomento nas duas cidades….

  8. ricardo

    consientizar o povo, dirigem mal, querem anda desfilando so p dizer que tem carro, so pensam em si moram 2 quadras do trabalho vao de carro, saem atrasados, pegam 5 min de congestionamento ficam loucos. saia antes entao. pode ter 5 pontes assim,axo que tem mais carros aqui que habitantes.(as financeiras agradecem)

    • André Domingos

      Só em Riomafra mesmo achar que 5 minutos de fila é congestionamento. Pensamento de jacú que nunca sai das 2 quadras de Rio Negro e da Felipe Schmidt em Mafra. Congestionamento é outra coisa, são horas e horas no trânsito. E não. Riomafra NÃO PRECISA DE MAIS UMA PONTE. É uma idéia ridícula e egoísta. Riomafra precisa de saúde e educação de qualidade.

      • CARLOS

        CARO COLEGA !!! RIDÃCULO É CIDADES COMO AS NOSSAS QUE SOMAM APENAS OITENTA MIL HABITANTES APROXIMADAMENTE, TER CONGESTIONAMENTO . VIAJO MUITO PELO ESTADO E VEJO CIDADES MAIORES SEM FILAS . PRECISAMOS DE MAIS UMA PONTE SIM , TEMOS QUE PENSAR GRANDE ( O QUE NOSSOS POLÃTICOS FEIJÃO COM ARROZ NÃO O FAZEM) . UM EXEMPLO : CIDADE DE TIMBÓ QUE TEM 40.00 HABITANTES APROXIMADAMENTE, NO PRAZO DE 06 ANOS , CONSTRUIU 03 PONTES (UMA EM ANDAMENTO) . RIO DO SUL QUE TEM UMAS 04 PONTES NA CIDADE ESTà CONSTRUINDO MAIS UMA.
        OBS.: PRECISAMOS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO TAMBÉM…

  9. Engenheiro Civil Rafael Franck

    O que o conselheiro falou faz sentido; mas é necessário um diagnóstico geral do trânsito, para então se poder planejar as alterações. No procedimento de planejamento existem cálculos de volume de tráfego que usam como variáveis os dados provenientes da pesquisa de trânsito. Com isso, pode-se estabelecer ações, modificações e rotas que serão viáveis por 5, 10 20 50 anos, o prazo é definido em função da capacidade de investimento. Por exemplo: quer assegurar o trânsito de 200 veículos por minuto na Felipe Schmidt daqui a 20 anos, suponho que para isso seria necessária a construção de uma via elevada ao custo de muitos milhões. Não é o caso, mas os investimentos são necessários para assegurar a fluidez do trânsito, dessa forma, e assim como todo e qualquer recurso público, deve haver um planejamento muito bem executado para se assegurar a máxima precisão de resultados com o investimento. Enquanto muita gente dá conselhos, mesmo um especialista, sem dados concretos, vai estar dando um chute, um tiro no escuro. Pode ser que acerte, mas geralmente se erra feio. Prova disso é o semáforo em frente ao correio, instalado e retirado, as inúmera alterações do trânsito na cabeceira da ponte, aquela restrição de passagem em frente ao itaú em Rio Negro, enfim, muitas decisões tomadas com fundamento político para resolver um problema de solução técnica.

    Eu fico particularmente chateado com a quantidade de arbitrariedades que acontece em riomafra. Um vereador conversa com um morador, e este lhe solicita uma lombada em frente a tal lugar por um motivo qualquer; o vereador conversa com o prefeito, e para “deixar um eleitor feliz” (leia-se atender a solicitação) implanta-se a tal lombada (geralmente fora de normas também). Pode acontecer de essa dita lombada causar transtorno em um cruzamento a 1 km de distância dali, e isso seria avaliado e previsto caso houvesse um projeto de tráfego consistente executado antes da implantação da lombada.

    Sobre a mensagem no muro, para mim, é um crime. VANDALISMO E PICHAÇÃO. Logicamente que para fins politiqueiros, uma nova ponte é ótimo, mas penso q os recursos de uma nova ponte poderia ser mais bem utilizados se aplicados na saúde, na educação. O trânsito, ao meu ver, tem solução independentemente de uma nova ponte.

    Percebam que os problemas de lentidão não acabam após a ponte, mas somente após o semáforo em Mafra, e após a lombada em frente a casa lotérica em Rio Negro, dessa forma, se existirem 10 pontes que levem a estes lugares, a única diferença é que as pontes estariam livres, e a reclamação pichada no muro seria: “TIREM ESSE SEMÃFORO DAQUI!”

  10. André Domingos

    E a D. Neusa Shuaroski só largou o osso pq o marido conseguiu uma vaguinha melhor pra ela lá em Curitiba. Isto é, largou o osso daqui mas pegou um osso estadual… E como ela estava preocupada com a saúde de Rio Negro hein, foi só o salário aumentar uns reais pra ela se mandar rapidinho. Sobre a nova secretária, apenas um comentário: É Rio Negro mantendo sua tradição de nepotismo, esposa de vereador assessora de imprensa da prefeitura, esposa de vereador secretária de saúde…

  11. Bela Mafra

    Prezados

    Ninguém fala em indústrias na cidade de Mafra. Aliás quando se fala nisso causa tremor em meia dúzia. Terceira ponte certamente será bem vindo mas em outro momento. Acredito que ainda tem solução sem a dita ponte.

  12. daia

    concordo com o conselheiro, disse tudo…
    se surgissem mais pessoas apoiando essa ideia e os prefeitos ouvissem a população,nossas cidades ficariam melhores.
    ou sera que se fizessemos greves e queimassemos peneus entre as pontes, fechando todas as passagens, sera que assim o governo viria do que realmente precisamos….????
    e viria que o povo daqui tambem sabe agir como em grandes cidades , onde fazem esse tipo de coisa e que só assim são escutados atendidos á suas necessidades reais???!!!!..

  13. Conselheiro

    As duas pontes podem ser melhor utilizadas. Por exemplo: retiram-se aquele quiosque e calçadão de Rio Negro, e deixa-se a saída da ponte para RN em linha reta. O quiosque e calçadão podem ser construídos em uma rua lateral menos importante, como a rua da Budokan. Com isso, pode-se remover o brete do banco Itaú, que não haverá confluência de tráfego. Além disso, remover os montes de quebra-molas do centro das duas cidades. Remover os estacionamentos oblíquos. Demolir o prédio da Vêneto do centro de Mafra, que é a causa do afunilamento do início da F. Schmidt. Colocar um semáforo próximo do despach. Fábio, no início da Mal. Floriano. Pintar periodicamente as faixas de pedestres. Instituir a Guarda Municipal para meter a caneta nos infratores, que atrapalham tanto o trânsito. Canalizar o tráfego proveniente de Rio Negro para passar por trás da Pref. de Mafra. Enviar panfletos educativos para os habitantes, orientando-se como estacionar em marcha-à-ré, como utilizar o pisca-pisca com antecedência, como dar passagem e não ficar bisonhando no meio da rua, etc.

    • KAIO DUTRA

      o transito fica parado no sentido Rio Negro/ Mafra. Não vejo a necessidade de ser tão radical demolindo calçadao e Prédio da Veneto… se fosse assim, era mais facil reconstruir o centro todo…

  14. Marcos

    Se a frase no muro tivesse “PRECISAMOS DE UM HOSPITAL PUBLICO DE REFERENCIA”, ai sim, eu tirava meu chapeu, e teria mais esperanca de dias melhores, pois meu caro, ficar pensando neste item de 4 rodas em tudo, sinceramente, to pouco me lixando se tem buraco, se tem vala, se tem trânsito, quero educação e saúde para os meus filhos, meu carro que se exploda!

    • Juca

      Tens toda razão. Questão de prioridades. A cidade é um caos na saúde e educação e ficam falando em ponte.

    • ricardo

      boa parceiro, o carro deve nos servir, e nao nos servir a ele. escreve no muro la, so assim pra chamar a atencao..

  15. Juca

    Estamos precisando de um HOSPITAL PÚBLICO antes da ponte. Vê se acordam.
    Nem entendo como chamam esse hospital São Vicente de Hospital de caridade. Caridade a quem?

  16. Nilson

    Acredito que mais uma ponte no momento não seria necessário, vejam só, a ponte metálica é pouco usada, e como é pouco usada e para fluir de Mafra para Rio Negro, aquela mureta do banco Itaú deveria ser retirada e liberada para seguir pelos fundo do correio.
    De Rio Negro para Mafra, o que trava o transito é o semáfaro, talvez eu esteja falando besteira mas se retirasse o semáfaro liberando o transito fluiria melhor, aí vem a pergunta: Como ficaria a decida do Bradesco? Ficaria uma subida, pois teria mais uma saída para o transito, e aqueles que sempre descem pelo Bradesco seguiriam adiante pela prefeitura descendo até a estrada de ferro e passando por debaixo da ponte nova.

    • mar

      É isso mesmo, Mafra não tem estradas, tem carreiros, as ques “estão asfaltadas”, se arrancassem os restos de asfalto e deixassem na terra ficaria muito melhor, a população pode morrer de tanto solicitar melhorias nas suas ruas que nem ligam, deixam passar pra ver se o povo esquece, mas não esquece não! E cobrar um IPTU astronômico e injusto, pra isso não é preciso nem pedir. E ainda ficam querendo socar o nosso suado dinheiro em mais uma ponte, BAH… Cada um que faça sua parte: os governantes que administrem melhor o nosso dinheiro, os pedestres que aprendam a usar a faixa de pedestres como em Curitiba (esperimente se atravessar na frente dos carros, pra ver) que os motoristas deixem seus veículos pelo menos um dia por semana em casa e vá de bicicleta pro trabalho. Pra as coisas andarem é preciso que todos ajudem, eu faço minha parte, será que os outros fazem?

  17. beto

    MAIS UMA PONTE ?????????? NAO CONSEGUEM NEM TAPAR OS BURACOS DAS RUAS VAO ARRUMAR MAI UMA PONTE????????? O LOKO MEU……….. AI A PROPINA ROLA DE VEZ.. NOS BOLSOS DOS HOMI…..

  18. ednei

    Uma terceira ponte faria bem, mas não resolveria os problemas de congestionamentos. Porque as duas pontes que estão em operação estão sendo “MAL USADAS”. Com pensamento interiorano, os departamentos de trânsito das duas cidades insistem em AFUNILAR o trânsito nas entradas e saídas das pontes. O que causa os congestionamentos não são as pontes, mas os FUNIS que foram feitos para entrar e sair, as “passagens de pedestres” também param o trânsito. Talvez pensar em passarelas para evitar as passagens de pedestres que param o trânsito a cada 30 segundos. Se o trânsito fluir sem paralizações, as pontes que estão em operação dão conta do recado.

    • André

      Só faltava essa, chegar alguém falando que a culpa é dos pedestres !!!! Faça-me o favor…

      • Pedro Souza

        Tive uma idéia ! E se os prefeitos fizessem uma lei proibindo a circulação de pessoas a pé no centro de riomafra ? Resolveria boa parte do problema do trânsito de veículos, que não precisariam ficar parando nas faixas de pedestres, então os carros seriam os donos do pedaço !

        • ednei

          É uma questão de educação mesmo. Retiro tudo o que disse. Tudo tem que começar pela educação. Se o povo fosse educado, passaria nas “FAIXAS DE PEDESTRES” e você saberia interpretar o texto, se abstendo de um comentário ignorante como esse. Passagem de pedestre tem diferença de FAIXA DE PEDESTRE. É por ter pessoas como você andando por aí que o trânsito fica ruim.

  19. Francisco

    Acho que a terceira ponte seria muito desejável. Em se tratando de um elo de ligação entre dois Estados o custo deveria recair sobre os respectivos governos estaduais ou sobre o Governo Federal. O local ideal, seria o prolongamento da Avenida Xavier da Silva, a mais bela de nosso municipio que seria, então, valorizada.
    Outro fator que poucos levam em consideração é que um patrimonio das cidades gemeas que poderia ser melhor aproveitado é o rio Negro. Por que não se controem lanchonetes ou restaurantes flutuantes como existem na Europa? Por que não volta a ser navegável como outrora?

    • ednei

      Francisco, seus anseios são bem intencionados. A prefeitura de Joinville gastou uma babilônia de dinheiro para o Rio Cachoeira ser navegável e por em operação uma barca que vai de Joinville a São Francisco e que agora, tem muito pouco uso, pois o cheiro do Rio Cachoeira é insuportável e a passagem ficou relativamente cara. Na Europa, não existe favelas nas margens dos rios e o povo tem cultura e não jogam geladeiras e fogões nos rios.

  20. Maicon Jean Willain

    Penso que o fluxo do trânsito em RioMafra não é a prioridade e o gasto que uma nova ponte traria seria algo inviável no momento. O que Mafra e Rio Negro precisam são de mais empregos (e eu falo de empregos realmente benéficos para o colaborador pois RM parece uma Máfia quando se trata de salários. Pagar pouco, trabalhar muito e no final das contas você para na vida.

    Nós temos uma faculdade que exige valores absurdamente altos para formar jovens que futuramente vão deixar a cidade por não possuir campo de trabalho, nós temos uma legião de gente desempregada e muita gente empregada acorrentada a um salário ridículo. Nós ainda temos problemas com violência no calçadão de RN e região (AINDA!).

    Então assim, o cara tem um filho, quer pra ele uma formação boa que ele POSSA pagar sem engolir todo o salário que ele ganha no mês, pra sair da faculdade e conseguir um emprego na sua área sem precisar abandonar a cidade, a família e amigos, e nas horas vagas ele vai poder sair passear pelo centro de RN e você não vai estar preocupado com a possibilidade dele se envolver em uma briga e apanhar sem nem ao menos saber o porquê.

    Dai depois que ele tiver um emprego bom, uma qualidade de vida melhor ele compra o próprio carro, dai ele vai poder se preocupar com as ruas a serem asfaltadas ou com o trânsito que aumenta gradativamente. Mas não agora. Se for pra fazer pichação de protesto na cidade pode ter CERTEZA que em nome de muitos amigos eu vou até a prefeitura de Mafra pichar ” Se eu tivesse um emprego não tinha tempo pra estar aqui pichando (Y) . “

    • ricardo

      pixa o baguio la, da boa, nao vao pinta ela msmo. vai ate protege a faxada..

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.