Quarta-feira 11 de setembro de 2013

Publicado por Trombelhudo - 11/09/2013 - 22h13

Olá meus queridos leitores. Após os feriados de Independência do Brasil e aniversário da nossa Mafra que já foi a “Pérola do Planalto” cá estamos nós, dando nosso “pitaco” em nossa coluna do “mais lido”.

Pois é minha gente, é muito lindo o desfile de 7 de setembro, fala-se muito em civismo e tudo mais. Agora os que deveriam dar exemplo de civismo, será que dão, principalmente aquelas criancinhas ficam no sol, horas e horas até passando fome. Sem falar que os “belezões” ficam no palanque de autoridades, na sombra, belos e formosos, com comes e bebes e tudo mais? Acho que está história de por estas crianças humildes e puras para desfilar desta maneira tinha que começar a ser repensada. Sem falar nos animais que também desfilam e sofrem sem saber por quê. Talvez isto tudo não seja mais sinônimo de civismo.

Já o aniversário de Mafra quase passou desapercebido. Primeiro pela triste realidade e descaso que nosso município passa. Segundo que, com poucos recursos poderiam fazer um evento melhor. Muitos dos participantes se queixaram da organização. Bem na verdade, do jeito que as coisas andam não seria mesmo um bom momento para festa.

Em pensar que já fomos considerados a “Pérola do Planalto”. Do jeito que estamos, mais parecemos a “lua do Planalto Norte” – cheio de “crateras”.

Infelizmente, a cada administração que passa somos engolidos pelos municípios vizinhos. É lamentável, nos últimos anos conquistamos coisas de vulto: presídio e lixão. Em contrapartida, fechou-se um monte de pequenas empresas, enquanto que outras grandes deixam de vir para cá.

Aliás quem ganhou um presentão de aniversário de Mafra do Eto, foram os moradores da rua 8 de Março, que acabaram de receber a baita notícia de que o asfalto que estava quase certo, com dinheiro e tudo disponível na Caixa, só faltando a contrapartida do município foi pelas “cucuias”. O prefeito simplesmente rescindiu o contrato e o asfalto dado como certo virou pó. E os moradores daquela rua que é central, continuarão comendo pó. Até onde vai a irresponsabilidade de um administrador?

Já é difícil conseguir recursos do Governo Federal, quando conseguimos ainda o prefeito devolve, talvez sob a alegação de que não teria R$ 245 mil de contrapartida?

Como é que pra tantas outras coisas se tem dinheiro? Como para aumentar repasse para Amplanorte? Para pagar um bom salário a assessores? Para diárias em viagens a Florianópolis quase toda semana? Sem falar em alguns secretários. Para pagar bandas em praça pública como neste final de semana?  Para incorrer em nepotismo tem? Mas para asfaltar uma rua quase que central não tem?

Só que pelo jeito não é só o pessoal da rua 8 de Março que vão ficar na saudades, outras também poderão continuar “comendo poeira”. Vamos aguardar!

Sem falar nos outros pontos da cidade como do loteamento Chableski na Vila Ivete estão pedindo socorro ao senhor prefeito pelo estado das ruas que não da mais para trafegar nem com o tempo bom pior com chuvas. Até quando?

Outra reclamação que perdura há anos: a CASAN abre buraco na rua e a Prefeitura leva um mês para consertar, como que em Rio Negro no mesmo dia que a Sanepar abre um buraco no asfalto a Prefeitura conserta? Porque que só em Mafra tudo é complicado?

Também tem bronca para a Santa Clara com relação ao trajeto do km 09. Segundo reclamação tem motorista “voando baixo” naquela rota e os passageiros estão temerosos. Dizem que já tentaram contatar com empresa e não tiveram respostas. Tá dado o recado!

E outra bronca vem lá Vila Formosa, na rua transversal a Comendador Pedro Jurquievicz, fundos supermercado Wilner, dizem que por lá tem esgoto correndo a céu aberto e ninguém faz nada.

O povão também na bronca com as calçadas no centro de Mafra. Nar Felipe Schmidt, as calçadas são estreitas, se já não bastasse as latas de lixo, as lojas colocam cavaletes para colocar folhetos de propaganda e até mercadoria, é uma falta de respeito com o próprio cliente. Será que falta fiscalização ou eles pagam IPTU da calçada também?

Um leitor nos escreveu argumentando o seguinte: a Prefeitura coloca todos os anos uma equipe para fazer o recadastramento nas residências, para ver se alguém fez alguma modificação para cobrar mais IPTU. Deveria levar em conta também a situação das calçadas, já que quem tem muro e calçada, tem um desconto no IPTU. Muitas calçadas estão em péssimas condições e alguns nem tem e gozam do desconto. Um recadastramento nesse sentido certamente traria um benefício ou para o pedestre ou para a Prefeitura que tiraria o desconto.

E será verdade que teremos mudanças na Câmara de Mafra a partir de outubro? Dizem que os vereadores Belo e Werka irão arrumar um jeitinho dos seus suplentes também sentirem o gostinho da cadeira do legislativo por um mês. Será verdade? Vamos aguardar!

Gente, por hoje vou ficar por aqui até a próxima. Um amplexo a todos e cuidem-se bem!

- Publicidade -
5 comentários publicados
  1. João Eugênio

    Meu caro
    Ronaldo obrigado pelo esclarecimento, embora não me convença.
    Um abç

  2. mafra

    S O S , S O S , S O S , A RUA QUE DÁ ACESSO A CRECHE

    ATRÁS DO HOSPITAL DE MAFRA, É UM ABSURDO O CARRERO, QUE

    ESTÁ, SE ISSO CHAMAM DE RUA. LAMENTÁVEL. E OLHA QUE TEM

    VEREADOR BUSCANDO SEU FILHO LÁ….

  3. ronaldo

    Os contratos da empresa de saneamento do parana incluem clausula de que quem tapa os buracos das obras sao as prefeituras. Nao procede comentario do Joao Eugenio.

  4. João Eugênio

    Meus caros
    Sobre os buracos feito pela empresa de Água saibam que quem tampa os buracos é empresa que efetuou e não a prefeitura com sitam vocês sobre Rio Negro.
    Sobre o desfile cívico, o que as autoridades que ficam no palanque devem ter responsabilidade e cumprir horário e ter uma equipe de logística para ao menos distribuir uma água aos alunos e professores e também aos animais.
    Ahhh…meu pitaco é sobre um prédio abandonado na rua 15 de novembro em Mafra, aquela construção poderá ruir e causar um desastre em virtude de seu estado deplorável.
    Por favor Corpo de bombeiros de Mafra verifiquem e se for de competência de vcs façam o que deve ser feito.
    FGaçam logo antes que ocorra uma tragédia.
    Segundo soube o tal prédio era uma antiga ervateira.
    Um abs

  5. mafra

    tente passar nas ruas joao maria do vale e proximas e depois me diga se deve se chamar de asfalto ou estrada de chao moro perto da famosa upa eles esquecerao de faser um heliponto porq aqui so chega de aviao

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.