Quarta-feira 13 de novembro de 2019

Publicado por Trombelhudo - 13/11/2019 - 11h40

Olá minha gente querida de Riomafra e região!

Em tempos de comemorações da Proclamação da República… Abolição da Escravatura, Constituição da República… Aniversário de Rio Negro… Cá estamos nós dando o nosso “pitaco” aqui nas páginas do “mais lido” nesta quarta-feira…

E aí o que você amigo leitor achou da decisão do STF sobre a prisão em segunda instância?

Eu achei a decisão acertada, tanto que não deixe presos perigosos soltos por aí que coloquem em risco a integridade do cidadão… Desta forma, entendo que o juiz deve ter o discernimento de mantê-los ou não presos… Por isto existe o pedido de habeas corpus, para responder em liberdade, sendo concedido ou não, dependendo do caso.

Não estou analisando isto, achando que o Lula deve o não ficar preso, mas sim pelos milhares de brasileiros que nem dinheiro têm e ficam trancafiados, muitas vezes até por não ter condições de serem assistidos por um bom advogado e após anos de prisão são considerados inocentes em instância final e têm suas vidas praticamente destruídas por injustiça! É neste norte que não concordo com a prisão em segunda instância. Até porque, o sistema brasileiro é muito falho e moroso! E ainda assim temos a terceira maior população carcerária do mundo! Por quê? Porque injustiças acontecem!

Além do mais, temos que respeitar a Constituição, que diz que prisão deve ser decretada em casos de flagrante ou por ordem de um juiz, nos casos de prisão preventiva e com a sentença condenatória transitada em julgado (quando não cabe mais recurso, ou seja, o cidadão foi condenado em última instância). Então, o que o STF fez foi reafirmar o que está na Constituição Federal, somente isto! Ou seja é o direito do cidadão responder em liberdade até a sentença final!

Por isto que existe várias instâncias judiciais, para que o cidadão possa ter ampla defesa e somente ser condenado e preso após todas estas instâncias convergirem com sua prisão.

Muitas vezes, nós brasileiros não nos colocamos na “pele” do outro! Imaginem se um cidadão é condenado à prisão em segunda instância e fica trancafiado por 10 ou 20 anos aguardando o moroso julgamento brasileiro e lá no final… Em última instância, ele é absolvido? Volto a repetir: Já imaginaram o tamanho da injustiça e o que se tornou a vida desde cidadão? Temos que entender que a liberdade é o bem mais valioso de um ser humano!

Já no caso do Lula sempre entendi que ele deveria ser preso preventivamente lá no início das investigações e após o ciclo ser liberto até o transito em julgado, pois sempre houve fortes indícios de que ele era o “cabeça” da lava a jato, o que levaria a ser preso provisoriamente só que prenderam ele justamente lá no final das investigações e agora solto até que o STF o julgue definitivamente. Ele solto neste momento trará talvez, uma grande comoção na sociedade?

Acho também que as leis deveriam ser mudadas com urgência, condenados por corrupção que causam grande estrago a nação deveriam sim trabalhar e devolver cada centavo que roubaram, ou pelo menos, parte dele. Não é justo que a sociedade que foi lesada por eles, ainda tenham que bancar suas estadias em prisões “cinco estrelas”…

Já imaginaram quanto o Lula, Zé Dirceu, Genoino, Delúbio, empreiteiros e outros da lava jato, estão custando para nós povo, banca-los presos nestas prisões com todas as mordomias que eles têm? É de ficar indignado!

Eles deveriam trabalhar durante o dia e voltar para cela a noite para pelo menos pagar sua estadia nestas luxuosas prisões!

Vamos em frente…

E o estacionamento rotativo deu “crep” em Mafra… Bem, cansamos de avisar aqui, que isto não ia dar muito certo. Até que o MP resolveu entrar em cena e pediu a suspensão do mesmo sugerindo que se faça uma licitação.

Só que pelo jeito agora, isto deve demorar mais algum tempo. Mas no fundo é até bom que não comece na “muvuca” do final do ano. Janeiro ou no começo do ano é mais tranquilo na cidade e não gera tantos transtornos…

Por falar em trânsito e tudo mais, já estamos cansados de escrever aqui sobre aquela esquina do Mig da Vila Nova, semana passada mais um grave acidente envolvendo um motociclista naquele local. Não têm uma semana que pelo menos um acidente deixe de ocorrer ali.

O que custa colocar um semáforo no local… Nos horários de pico é praticamente impossível cruzar ali. Ainda mais que agora pavimentaram a rua Cleto Mourão e os motoristas usam a rua Jorge José Saliba para chegar até a Restinga passando por elas. Também, muitos que moram na Vila Nova cruzam estas vias para chegar até a universidade, deixando aquele cruzamento um caos.

Outra situação que “cantamos a pedra” é aquele acesso ao mercado Condor, onde vários acidentes já ocorreram, um grave na semana passada. Talvez a solução ali seja eliminar aquele acesso ao mercado onde os motoristas têm que entrar na contramão para adentrar naquele estabelecimento.

E os “borbulhos” políticos começam a ganhar força em Riomafra, embora falte ainda um bom tempo para se ter de fato definições nos rumos políticos de nossas cidades…

Só que já têm uns e outros que nitidamente colocaram a “cara a tapa” e não têm mais como esconderem que serão candidatos, como por exemplo o vice de Rio Negro que aparece nas fotos, discursa em tudo quando é evento, festa e inauguração no lugar do Paizani.

Em Mafra parece que também já têm muitos mostrando a cara também, inclusive alguns vereadores…

Até o “hôme que espantou a Havan de Mafra” parece que já está até em campanha? Que surpresa né? Pois é, se esta candidatura realmente se concretizar vai dar o que falar, ou melhor, o que escrever!

Ué, mais ele não diz que é amigo do Gaiteiro? Já diz o ditado: “infeliz do turquinho que confia noutro turquinho” Tá aí! Bingo!

Mas nas próximas edições, vamos fazer um apanhado geral destas e de outras possíveis candidaturas…

Por falar nisto, as Câmaras também irão reeleger os seus presidentes e mesa diretora. Em Mafra pelo jeito vai ser o vereador Éder… Ué, mas não era para ser o vereador Cirineu o próximo presidente? O que houve? “Faquinha nas costas” também?

Mas agora vamos falar de Rio Negro, que aliás completa nesta sexta-feira seus 149 anos… Parabéns a todo o nosso querido povo rionegrense, que aliás merecia ter uma cidade mais desenvolvida, mas pelo jeito, tá que nem rabo de cavalo, “crescendo para baixo…”

Todo ano, no aniversário de Rio Negro cobramos as mesmas coisas, cadê as indústrias? Por quê não desenvolve? ICMS cada vez menor? Cadê a segurança? Cadê a maternidade? Saúde mal, educação mal, reclamações e mais reclamações…

Passaram-se sete anos e qual o legado que esta administração deixou?

Mas parece que para o povão, tendo festança e discursos tá louco de bom… Viva o “pão e o circo”!

Aliás, por falar em festança, gostaríamos de saber quando foi gasto na festa deste ano? Dizem que a conta está nas alturas. Seria verdade? Vamos procurar saber!

Mas enfim! Quero enviar o meu amplexo a todos os rionegrenses pelos 149 anos da nossa querida Rio Negro. Parabéns a todos!

Por hoje ficamos por aqui, abraço a todos, cuidem-se bem e até a próxima!

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.