Quarta-feira 26 de junho de 2013

Publicado por Trombelhudo - 28/06/2013 - 21h24

“Não adianta protestarmos nas ruas como leões e votarmos como jumentos”. Com esta frase iniciamos a nossa “prosa” de hoje.

Pois é minha gente, estou de pleno acordo, aliás, sou o maior incentivador das manifestações desde que sejam pacíficas e ordeiras, inclusive acho que elas devem continuar sempre, é direito e dever do povo se manifestar com civismo.

Só que isto só não basta, não vai mudar o Brasil e nem Riomafra, há décadas venho escrevendo aqui, que precisamos nos informar nos politizar, nossos jovens principalmente precisam participar mais das coisas. A maioria de nós sequer se lembra em quem votou nas últimas eleições e porque votou no fulano para presidente, deputado, senador, prefeito e vereador? Quais eram suas propostas? Promessas? Caso o seu candidato foi eleito, você está acompanhando o seu trabalho? Você vai às reuniões da Câmara? Você participa das audiências públicas, lê ou ouve com frequência os jornais e noticiários? Jovens manifestantes, além de protestar, vocês precisam participar! E muito!!!

Nesta semana teve uma importante audiência pública na Câmara de Mafra, a qual tratava do orçamento participativo do estado, onde toda a população, entidades, classe política puderam opinar e se manifestar no sentido do que Mafra precisa do estado. Adivinhem quantos populares participaram? Meia dúzia de “gatos pingados”. Ai os políticos, e demais lideres classista, decidiram mais uma vez pelo povo.

Entendo que ali, não só era o momento de participar, como também de se manifestar “protestar”, pois havia vários deputados, prefeito vereadores, secretário regional, presidentes de entidades e tudo mais.

Agora, uma coisa tenho medo, pois os tais manifestos deverão continuar também por Riomafra. Já imaginaram se num destes protestos por aqui, se infiltram no meio os tais “bardeneiros” e coisa descamba para o lado violência e depredação? Nossas policias estariam preparadas para conter um “quebra-pau” generalizado, como estamos vendo em outras cidades? Ainda mais em Rio Negro que tem meia dúzia de policiais?

Me preocupa também em âmbito nacional, isto tudo virar uma guerra civil, visto que a população está tomando gosto pela coisa. E o que é pior, a violência nos tais protestos parece estar se sobrepondo. É um momento muito delicado, grupos políticos maléficos estão se aproveitando para instigar a massa a favor do descontrole e violência. A sociedade do bem precisa se mobilizar urgentemente!

E já não bastam tantas coisas ruins acontecendo por aqui, vem à enchente para castigar ainda mais a nossa sofrida população, de quebra ainda este frio danado! Falta mais o que?

Vai ano, vem ano, vêm enchentes e vão enchentes. E o que nossas autoridades estão fazendo de fato por estas pessoas menos favorecidas? Novamente ficarão na benevolência da sociedade em ajuda-los visto que o poder público pouco fez, faz e fará para tirá-los desta situação. Nossos políticos locais que foram pedir votos para estas pessoas prometendo “mundos e fundos” agora que vão lá ajuda-los e dizer a eles porque vocês só prometem e não cumprem.

Gente nosso povo riomafrense está muito sofrido é enganado e sacaneado de tudo quanto é jeito. É hospital falindo, maternidade fechada, famílias correndo atrás de moradia, crianças sem vagas em creche, marginais soltos pelas ruas, pessoas madrugando na fila para marcar consulta, trânsito em caos, saúde em caos, estradas principalmente as do interior intransitáveis, educação de mal a pior, desemprego generalizado, empresários desmotivados, empresas em vez de virem estão indo embora.

Até banheiro público se constrói em lugar errado por aqui. A Gazeta cobrou tanto o tal banheiro, quando fizeram, pelo jeito fizeram cagada (antes do banheiro ser inaugurado). Coisas que só acontecem em Mafra mesmo!

Agora se a CASAN enviou laudo a Prefeitura atestando que no local onde o mesmo seria construído, há duas adutoras e rede distribuição de água, porque se foi construído então? Porque a CASAN também não foi a público a imprensa, ou até a Câmara de Vereadores alertando sobre o problema? Afinal ela também é parte interessada e deve zelar por isto. Cadê os engenheiros da Prefeitura, como que o ex-prefeito Paulinho, mesmo sendo notificado pela CASAN permitiu a construção da obra?

E o que dizer da atual administração que está fazendo errata errada, em cima de uma licitação onde querem reconstruir ponte onde não há rio. Parece aquela novela “O Bem Amado”, lá existia a cidade Sucupira onde coisas assim aconteciam. É só Mafra mesmo! Mais uma trapalhada do atual executivo. Até quando?

E nossos vereadores vão ficar nesse blá-blá-blá, mandando recadinhos para o Eto até quando? Precisou os jovens manifestantes na noite de ontem, irem à Câmara pedirem CPI’s, e tudo mais, por que a “tropa de choque” do Eto na Câmara não deixa e os demais vereadores parecem que se curvam e se acovardam? Será que há outros interesses por trás desta cortina de fumaça? Que vergonha hein, jovens manifestantes terem que ir à Câmara colocar na parede os vereadores para que os mesmos tomem atitudes contra os desmandos da atual administração!

E para encerrar gostaria de saber como está o contrato da Serrana com a Prefeitura? Até quando iremos receber lixo de outros municípios? O que Mafra está ganhando com isto? Quem está ganhando com isto afinal? Mafra pelo jeito está ficando somente com o passivo ambiental destes outros municípios? Acho que nosso município, pelo menos deveria receber dinheiro destas cidades para ser o “lixão” do planalto norte. Também gostaria de saber que medida tem sido efetivada para evitar que esse lixo prejudique o meio ambiente aqui em Mafra? Será que há vazamento de chorume, contaminação de nascentes e de áreas agricultáveis?

Gente, por hora ficamos por aqui, um grande abraço a todos e cuidem-se bem!

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. Dyrceu Rio Negro

    Pois é minha gnt Riomafra esta um caos só, falta: saude, emprego e tantas outras coisas, e o politicos nao estao nem ai, mtos jovens e tbm familias indo embora para outras cidades buscar oportunidades e as q ficam estao desmotivados, precisamos que empresas de grande porte se instalem em Riomafra, para gerar renda e emprego para nossa gnt.

  2. mestre dos magos

    caro trombelhudo
    que culpa tem o prefeito senão há rio embaixo da ponte?
    o coitado não pode fazer de tudo, né.kkkkk
    agora com a enchente já tem água embaixo da ponte. pronto tudo resolvido.
    até mais.

  3. Mafrense

    Gostei! esse assunto sobre o “LIXÃO” não pode ser esquecido… quem passa na BR próximo ao lixão sabe o mal cheiro que tem ali principalmente durante a noite. E o rio tb sofre…. só os moradores de lá podem falar como era o rio antes e como ela esta agora…. não se sabe qual é o problema, mas autoridades deveriam tomar providências… e descobrir qual foi o motivo que fez desaparecer todas as plantas aquaticas do rio, onde desde sempre tinha muita planta aquatica e do nada tudo morreu… foi na mesma época que peixes também morreram. Muito estranho…. na água podíamos observar uma espécie de gordura por cima. Cada cidade deveria cuidar do seu lixo e não trazer tudo para Mafra, e quando não houver mais lugar no atual LIXÃO, onde pretender abrir outro???? vamos ficar de olho mafrenses.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.